TranceAddict Forums (www.tranceaddict.com/forums)
- Portuguese
-- Está na altura de começarmos a mexernos.
Pages (2): [1] 2 »
Está na altura de começarmos a mexernos.
quote: |
Originally posted by djads Acho que está na altura de começarmos a mexernos. |
Isso da influncia e pressão feita pela net ao nível dos fóruns resulta, e se querem saber já nem estamos assim tão mal quanto isso.
Vejo por diversas vezes serem inseridos albuns de Melodic Trance no sistema bittorrent Btuga, e vários users comentarem (embora haja lá uma team de inserção de conteúdos de PsyTrance, que por evzes também mete melodic).
No entanto, o pessoal da net será sempre uma minoria. Se fosse a julgar pela net portugal até seria um país bem dado ao M Trance. Isto vai lá é mesmo com as partys mas, não havendo (suponhamos) nenhuma festa em Portugal de Melodic Trance que possa fazer logo entrar uma grande quantidade de público no género, teremos de ser nós a criar as festas locais, assim como o pessoal do psy faz, no entanto, para isso precisamos de dj's, e dj's de melodic trance em pt são escassos, só podemos mesmo contar connosco. E, é claro, só uma minoria de nós é que é DJ (eu não sou, mas quem não gostava?).
Originally posted by vbmaster Isto vai lá é mesmo com as partys mas, não havendo (suponhamos) nenhuma festa em Portugal de Melodic Trance que possa fazer logo entrar uma grande quantidade de público no género |
, teremos de ser nós a criar as festas locais, ... , para isso precisamos de dj's, e dj's de melodic trance em pt são escassos, só podemos mesmo contar connosco. |
Para isso basta que cada amante do M Trance (ou seja nós) garanta um grupo de amigos que dê a certeza que vá à festa.
Senão fazemos como o pessoal do psy e vamos para o meio do mato ! :|
Agora já identifiquei o Yxam, no porto alto, e o gilberto, na Trofa. |
Para isso basta que cada amante do M Trance (ou seja nós) garanta um grupo de amigos que dê a certeza que vá à festa. |
Sem dúvida dj_estrela! As empresas organizadoras e as discotecas não se mexem, por isso temos de ser nós a mexer-nos. Não há outra hipótese.
Estamos em vésperas do Sensation White Faro, provavelmente a última oportunidade de trazer Melodic Trance a Portugal, associado a um dos maiores eventos do mundo e, praticamente perdida que está a causa do Creamfields Lisboa, esta é a altura perfeita para juntarmos esforços e metermos mãos á obra.
Contudo, permitam-me colocar aqui um parêntesis que tem a sua importância. No Fórum do site oficial do Armin Van Buuren está em sticky a seguinte mensagem, e passo a citar "If you want armin to come to your country, contact clubs and promotors and let them know. armin wants to play a lot of places, but it's up to THEM to book him, not up to him to go around chasing clubs to please let him play".
Tal como a frase diz, a decisão dos DJs virem cá tocar (neste caso, o Armin), não passa por eles (infelizmente), as discotecas é que têm de contactá-los, se estiverem realmente interessadas em que eles venham cá tocar numa noite X.
Ora bem, acontece que as discotecas e os organizadores de festivais do nosso país não estão minimamente interessados em trazer DJs de Melodic Trance como o Armin ou o Paul Van Dyk e eu, muito sinceramente, só vejo 2 motivos para tal.
Primeiro, porque são DJs muito caros para os bolsos de qualquer discoteca portuguesa.
Segundo, porque eles acham que cá não há público suficiente pra encher uma discoteca á conta, por exemplo, do Paul Van Dyk, daí que o investimento possa não ter retorno.
Ora, sem público não há lucro e o que eles querem é, acima de tudo, lucro. Assim sendo, eles não apostam em novas tendências, preferindo nomes mais conhecidos do público português (dentro do House, Electro e Minimal que são os géneros dominantes por cá), mais baratos e que são sucesso garantido a priori. Com pouco esforço, poucos gastos e jogando pelo seguro, é só dinheiro em caixa e a qualidade vai c'os porcos.
Esta é a mentalidade reinante, e não vai mudar a não ser que se abram aquelas cabeças com um berbequim. Portanto, passando a frase para o caso português, constatamos que ela não se aplica, uma vez que as discotecas estão-se lixando para o Melodic Trance. Eu já cheguei á triste conclusão de que não podemos contar com elas para nada nem esperar mais tempo de que "um dia eles hão-de se lembrar do Armin Van Buuren e vão fazer com que ele venha cá" porque isso, infelizmente, não vai acontecer.
Logo a seguir, está escrito o seguinte: "so the fans are the ones that can make the chances of it happening a reality!".
Isto não é bem assim, se os senhores das nossas discotecas fossem pessoas com mentes abertas e creativas, minimamente conhecedores da cena da dance music e dispostos a ouvirem as nossas sugestões e críticas (sim, porque NÓS é que PAGAMOS pra entrar), isto seria um mar de rosas. Mas não.
Eu, pela minha parte, já fiz esse esforço. Cá em Évora só temos uma discoteca, a Práxis (www.praxisclub.com), e há uns meses enviei-lhes um mail a sugerir que trouxessem cá o ATB (o meu DJ preferido), sem muitas esperanças de ser bem sucedido. Fui educado, simpático e expliquei tudo como deve ser. Não se dignaram SEQUER a agradecer a minha sugestão, não obtive qualquer resposta da parte deles, quer positiva quer negativa. Assim não vamos lá.
* Fim de parêntesis *
Palavra de Ordem: Temos de começar do zero.
Tou de acordo com o dj_estrela na parte de começarmos por reunir todos os fãs e DJs amadores e profissionais portugueses de Melodic Trance num Fórum pa trocarmos ideias e, com o tempo, unir-nos numa Comunidade coesa (aqui o nosso canto do TA pode ser um bom começo) mas não concordo com a secção de Trance da Danceplanet. A sério, aquilo tá CHEIO de pessoal do Psy e do Goa que vai moer-nos o juízo.
Eu próprio sou DJ, embora não profissional. Tenho o Traktor e toco sets lá, por isso metam-me um portátil á frente com o Traktor e mts mp3 de Melodic Trance e aí vou eu hehe.
Quanto ás festas, isso é possível, mas já tou a ver um problema. Festas ilegais trazem sempre problemas com a Polícia por causa do barulho e tal. Certamente, não queremos ter a Polícia á perna. Tem de ser uma coisa autorizada e minimamente bem feita mas acho que só deveríamos partir pra esse nível depois de termos uma Comunidade já grandinha e consolidada. Esse deve ser o segundo passo na nossa estratégia, na minha opinião.
Contem comigo!
bem, a secçao de trance da danceplanet deveria ter um (só psy trance) atras, visto que toda a gente ignorante acha que ha uma oraçao "trance logo psy-trance".
acho que deveriamos pensar aki no nosso cantinho do TA e do da soundstation.
em relaçao a festas "ilegais" como referiu o helder, acho que se formos para um local abandonado que nao atinga ninguem nao iremos ter problemas com nenhuma policia, sendo assim, nao uma festa ilegal, mas sim uma festinha de amigos, num sitio abandonado.
qualquer das formas concordo em organizarmo-nos á priori para poder resolver as questoes todas com calma e com cabeça tronco e membros.
Originally posted by djads acho que deveriamos pensar aki no nosso cantinho do TA e do da soundstation. |
quote: | ||
Originally posted by djads
yep isso consigo, tenho uns certos amigos que iriam de certeza, |
Sei disso, e acho que os amigos que conheço poderao nao ser o suficiente para poder organizar algo, mas, com tempo e com muito esforço chegaremos la.
vou tentar falar com mais pessoas tambem, temos de tentar falar com o maior numero de pessoas que goste de melodic trance possivel
Rui,
é este mesmo o espirito!!!
portanto, toca a convencer os tranceaddicts PT a juntarem-se a nós aqui neste forum e/ou no forum do soundsystem!
Aqui há coisa de 4 anos atrás, também juntamos uns 8 ou 9 gajos, começamos um fórum na net e um site associado (o Soundstation que parece que vocês estão agora a renovar), começamos uma rádio, etc.
Acabamos por não chegamos a lado nenhum, havia conflitos constantes entre o pessoal que fazia parte do projecto, havia dificuldades enormes em trazer gente nova, e aos poucos fui eu próprio fartando-me do tipo de música.. até me afastar de vez. Os gostos musicais têm tendência a serem bem diferentes de pessoa para pessoa, e a variar com o tempo.. daí ser difícil juntar muita gente para apoiar um estilo bastante específico.
Conclusão.. não tenho nenhum conselho milagroso em especial para vocês divulgarem esse tipo de música, apenas aconselho a tentarem algum tipo de abordagem diferente ao que foi tentado na altura, e a não se entusiasmarem demasiado porque é bem possível que não cheguem a lado nenhum..
^ se desistirmos ek nao chegamos a lado nenhum. E visto que o M trance eh a minha vida, nao faria sentido depois de haver algumas desanimações parar e nao me aptecer fazer mais nada. Eu NUNCA me cansarei desta musica maravilhosa.
Em relaçao aos trancers que estao nos outros sites, acho que poderiamos atravez de PM's (sem fazer grandes barulhos e criar conflitos nos forums da danceplanet) avisa-los deste nosso cantinho no TA, e , para trocarmos ideias e continuarmos a manter este estilo vivo!
Originally posted by noikeee Aqui há coisa de 4 anos atrás, também juntamos uns 8 ou 9 gajos, começamos um fórum na net e um site associado (o Soundstation que parece que vocês estão agora a renovar), começamos uma rádio, etc. Acabamos por não chegamos a lado nenhum, havia conflitos constantes entre o pessoal que fazia parte do projecto, havia dificuldades enormes em trazer gente nova, e aos poucos fui eu próprio fartando-me do tipo de música.. até me afastar de vez. Os gostos musicais têm tendência a serem bem diferentes de pessoa para pessoa, e a variar com o tempo.. daí ser difícil juntar muita gente para apoiar um estilo bastante específico. Conclusão.. não tenho nenhum conselho milagroso em especial para vocês divulgarem esse tipo de música, apenas aconselho a tentarem algum tipo de abordagem diferente ao que foi tentado na altura, e a não se entusiasmarem demasiado porque é bem possível que não cheguem a lado nenhum.. |
Originally posted by djads ^ se desistirmos ek nao chegamos a lado nenhum. E visto que o M trance eh a minha vida, nao faria sentido depois de haver algumas desanimações parar e nao me aptecer fazer mais nada. Eu NUNCA me cansarei desta musica maravilhosa. |
Em relaçao aos trancers que estao nos outros sites, acho que poderiamos atravez de PM's (sem fazer grandes barulhos e criar conflitos nos forums da danceplanet) avisa-los deste nosso cantinho no TA, e , para trocarmos ideias e continuarmos a manter este estilo vivo! |
yep :-)
no que respeita o tech trance ainda gosto bastante de alguns, principalmente o techtrance que no breakdown tem em geral , uma melodia.
mesmo assim prefiro a pura melodia a 100%
exactamente, estava-me a refir ao estilo em voga de tech-trance em que a melodia nao existe ou é minimalista
Re: Está na altura de começarmos a mexernos.
Originally posted by dj_estrela No entanto o site não é vasculhado pelo google automaticamente por necessitar de username |
Re: Re: Está na altura de começarmos a mexernos.
Originally posted by The_Darklord Esse problema acabou de ser resolvido ![]() Tendo em conta que fiz parte do elenco do primeiro Soundstation, posso-vos falar um bocadi disso, mas peço desculpa por não o fazer neste post, que amanhã acordo cedo. ![]() |
Bom... o problema do primeiro SoundStation foi o pessoal ter querido dar passos maiores que às pernas. Mais ou menos no meu post de apresentação no novo fórum eu resumi a sua história, por isso podem ir lá checkar
Mas pronto... tivemos muito naquela altura:
- tivemos uma rádio que funcionava apenas quando alguém tinha disponibilidade para se ligar ao servidor (já nem me lembro qual);
- tivemos um festival online de música que se realizou durante dois anos porque todas as rádios online o estavam a fazer (e a segunda edição durou quase uma semana...), se bem que com sets gravados - na maioria - por alguns nomes que hoje em dia até são mais ou menos conhecidos (Andy Bagguley, Matt Darey, Haak, Ernesto Vs. Bastian, Niklas Harding, só para dar alguns exemplos)... mas na altura dos sets havia sempre sarilho porque, no caso em que se havia gente a fazer sets ao vivo, ou não se sabiam conectar, ou não conseguiam, ou o servidor não deixava... - isso pelo menos aconteceu comigo uma vez, tive de enfiar lá um set que tinha feito anteriormente; e que em termos de ouvintes, também nunca foi muito bem sucedido, e isto apesar de fazermos publicidade no TA, no trance.nu, e creio que também nalguns fóruns portugueses;
- tivemos um site em que colocávamos notícias e faziamos reviews de álbums/singles, com uns botõezinhos para os três links da rádio (dependendo da qualidade que se queria - se bem que, na altura, lembro-me que só um funcionava)... mas o problema era que, apesar daquilo ter bom aspecto, era tudo estático! Se querias adicionar algum conteúdo ao site, tinhas de arregaçar as mangas, tirar os livrinhos de HTML que estavam guardados (ou ir pesquisar à net) e editar o HTML daquilo directamente (ou podias sempre fazer um .doc e enviar ao JackMills, que foi quem fez essa página); a tão esperada versão 2.0 não passou disso mesmo, duma longa espera até hoje;
- tivemos também, e relacionado com o site (não me lembro se era mesmo do servidor ou se foi busar a outro lado) uma loja online em que podias ir comprar camisolas, t-shirts, e o mais, com o símbolo do SS estampado. Não sei se alguém alguma vez se deu ao luxo de comprar alguma coisa, mas...
- e também tivemos alguns atritos, por conflitos de personalidade e diferentes objectivos, ou por outra, por megalomania de algumas pessoas (não vou mencionar quem, obviamente). Enquanto muitos de nós dos que faziam parte da administração disso se calhar, e não o nego, estava satisfeito com o que tinhamos na altura (site+forum+canal do IRC+rádio q.b.) e não sentia necessidade, pelo menos naquela altura, gente havia que queria inovar, ir p'rà frente, o que não seria mau demais... se o "p'rà frente" não fosse tão à frente (e aqui incluo o dito festival online), e connosco tão mal preparados para aguentar tal esticão. Fiquei (e ficámos todos nós, creio eu) a arder com 25€ para pagar o servidor, que apenas pagámos dessa vez porque o projecto estava a morrer...
Por isso, não foi de admirar que "a montanha parisse um rato", como se costuma dizer. Se a coisa for ávante, desta vez, talvez convenha que as coisas sejam melhor preparadas.
Falando no meu caso, que tenho andado a ouvir trance mais à séria desde 2000-2001 - viva a net! - confesso que hoje em dia já não ouço músicas novas, não procuro actualizar-me, nem nada disso - durante o tempo em que levei a escrever este post, estive a ouvir o "In My Memory" do Tiësto -, com excepção das músicas de Laurent Veronnez que, para mim, e tirando uma ou outra excepção, são um pedacinho de céu. Anyway, os meus gostos mudaram, porque senti que os artistas que adorava na altura (PvD, Tiësto, Ferry, porque não dizer?, se bem que até goste do novo som dele) começaram a modificar eles próprios o seu som, a sua música, começaram a virar-se para outro tipo de audiência e acabei a ficar agarrado aos sons do passado...
E que me desculpem, pois sei que a grande parte de vocês adora AvB, mas o "ASOT", para mim, foi um factor que diminuiu a qualidade do Trance, porque, aparentemente e durante algum tempo, o que era "bom" era batidas a 130-135 BPM (vide ATRC, que eu não nego que nos primeiros tempos gostei, mas que acabei a odiar visceralmente), a puxar levemente ao prog e ao house (se fizerem uma busca no TA por "McProg" sabem do que estou a falar), e parecia que isso era o futuro, que isso seria a moda e o que seria adoptado como "default" para os anos vindouros! Se compararem o primeiro CD deste álbum - que foi o que me meteu a ouvir Trance - com a generalidade da música de hoje em dia, nem tem comparação possível, infelizmente... por isso acabei a mudar para outros rumos e a continuar a ouvir os sons de antigamente. E, se procurarem nesta thread, vão ver o que ainda continuo a ouvir, hoje em dia.
Mas lá está, cada cabeça com sua sentença
Em relação a quererem meter a malta de cá a ouvir Melodic, eu gostava, sinceramente, mas o tempo em que o trance andava nas compilações portuguesas já lá vai, se bem que é certo e sabido que as modas vem e vão... pode ser, pode não ser. Mas para isso há que fazer a distinção entre trance e dance, o que muita gente não consegue fazer, e especialmente entre o eurodance - a dita "música de carrinhos de choque", porque, enquanto tal não acontecer, o "nosso" trance vai ter sempre uma conotação negativa para a sociedade em geral.
1 hora para escrever um post? Gaita... lá se foi uma aula. Oh, que chatice.
the darklork:
Muito obrigado e parabens pelo teu precioso e detalhado testemunho. Podes contar com uma resposta minha em breve (agora já já nao tenho 1 hora para a escrever )
no entanto, uma pergunta para mim é-me pretinente:
além destes esforços que foram muito importantes, tentaram fazer alguma festa num sitio ou dia da semana "morta", para curtirem e divulgarem este tipo de musica?
Não tentámos fazer nada mais que o que fizémos - se bem que o ambicionávamos -, porque para isso, como não houve para as outras coisas, imperou o bom-senso. Não tinhamos gente que chegasse para dar esse passo e sairmos por cima, até porque uns estudavam, outros trabalhavam, mas os que trabalhavam também não estavam particularmente abastados em termos de "verdinhas". O máximo que se fez foi as reuniões (é um mau nome, mas não consegui arranjar outro melhor), em que a malta ia sair e ver DJ's conhecidos quando eles cá viessem; e foi assim que a malta foi ver Satoshi Tomiie ao O2, em 2003 (sim, não era trance, mas enfim... foi o que se pôde arranjar na altura), em que inda devem ter ido p'raí umas duas mãos-cheias de pessoas, e Ferry Corsten ao Queens em 2004, em que já só fomos três (quando Tiësto veio ao Olá combinou-se alguma coisa comigo e com mais dois gajos da equipa mas acabámos por nos desencontrar) - havia fotos disso, especialmente de mim abraçado ao Ferry, mas já nem sei onde isso mora.
Talvez, se a coisa tivesse continuado, e se tivessem soprado mais alguns ventos favoráveis, se pudessem ter conjugado condições para fazermos uma festa num lado qualquer. Houve conversas em fazer algo num bar da Costa da Caparica, mas não passou disso mesmo.
Originally posted by The Darklord - tivemos também, e relacionado com o site (não me lembro se era mesmo do servidor ou se foi busar a outro lado) uma loja online em que podias ir comprar camisolas, t-shirts, e o mais, com o símbolo do SS estampado. Não sei se alguém alguma vez se deu ao luxo de comprar alguma coisa, mas... |
the darklord e noikee:
Aqui está (finalmente) o meu comentário mais detalhado aos vossos "depoimentos"
Infelizmente nao soube dos vossos esforços quando começaram o 1º soundstation, senão tinha participado e tentado fazer na altura o que estou a tentar fazer agora - dinamizar o trance em portugal, porque não aprecio nem gosto das alternativas que existem cá actualmente.
(darklord - procurei o tal post que diz a historia do 2º soundstation, mas nao encontrei - podes-ma indicar sff? obg)
----
Tal como já disse acima, para mim penso que a aposta deve ser em difundirmos a musica trance aos nossos amigos, tanto pelos programas de radio PT e estrangeiros, mas tambem pelos sets gravados, por exemplo os que tenho na minha pagina, e criarmos a nossa propria noite com a nossa musica num sitio qualquer.
Eu pela minha parte já estou a mostrar os meus sets a todos os sitios que vou, à procura que algum dono de casa nocturna se interesse por isto.
Ora já tive boas criticas (poucas), e estou certo que em breve vou conseguir fazer a experiencia - só que é fundamental que quando souber o dia e o sitio em que vá passar trance, as pessoas apareçam, senão pode não haver segunda vez.
(eu aviso com antecedencia quando for essa noite) (noikee, obviamente que tu estas dispensado do "chamamento" por teres que apanhar um avião ).
Em relação ao estilo musical e gostarem de musicas do passado: quando puder passar trance, vou passar baseado nos estilos que fiz para os meus cds. Ora basta que me indiquem quais os estilos que são mais da vossa preferencia, e eu terei todo o gosto passar esses estilos particulares! darklord, nota que todos os meus cds têm um "sampler" de 15s de cada faixa, para teres uma ideia imediata de cada set.
http://tagus.inesc-id.pt/~pestrela/music2/sets
-------
UPDATE:
em relação às "reuniões": por exemplo, se houvesse trance no sensation white faro, isso podia ser uma boa razão para convencer o pessoal do soundstation v1 a se juntar todo, marcando por ex. um jantar para o dia da cena, para relançarmos esse projecto!
Originally posted by dj_estrela (darklord - procurei o tal post que diz a historia do 2º soundstation, mas nao encontrei - podes-ma indicar sff? obg) |