falta um grande produtor e alguma cantora resolver compor e produzir juntos algo e mostrar como a musica eletronica pode ser popular.... mas...
1º o brasil é um pais muito instrumentalista, batucada, pandeiro, violao essas coisas...ate os produtores musicais verem na musica eletronica algo que possa ser comercialmente bom vai demora..
2º o povo ta acostumado com o que a midia enfia na tv e radio, artistas carimbados, caetano veloso, sandy junior, gilberto gil, maria rita, esse povo todo...
3º musica eletronica no brasil é uma coisa muito recente... apenas os que estao bastante tempo nesse meio sao os que mais aparecem só q a maioria dos famosos sao djs e dos produtores nao produzem e compoem letras em musica eletronica... eu nao consigo imaginar um Gabriel e Dresden paulista fazendo coisas do tipo aqui, eu ja ouvi varios houses com vocais em portugues, mas tudo produçao de fora..."
4º Fernanda Porto é a unica que conheço q mistura musica eletronica (drumnbass) com vocais em portugues, ela realmente se interessa no assunto, mas é uma coisa meio q restrita só aquilo... como vc disse temos varias cantoras com vozes do caralho, mas o negocio delas é musica para o comercio e pronto...eu nao consigo imaginar uma Sarah McLachlan brasileira, cantando tanto em musica instrumental qt pra musica eletronica e fazendo sucesso...
resumindo no brasil na cena underground nao existe coisa do tipo, q nem a gente ouve dos gringos, e na cena mais comercial, tem só essa coisa de drum bossa.... se no brasil a musica eletronica tivesse a popularidade como tem na inglaterra por exemplo, as coisas seriam diferentes...eu ainda acho mais facil os gringos fazerem mais coisa com o nosso portugues do q a gente mesmo.... pois como vc disse nossa lingua é muito bonita e os caras lá foram admiram...
eu ainda acho q a musica eletronica é a musica do futuro, e q todos podem gostar, mas no brazil esse futuro ta longe....
|