Sem dúvida dj_estrela! As empresas organizadoras e as discotecas não se mexem, por isso temos de ser nós a mexer-nos. Não há outra hipótese.
Estamos em vésperas do Sensation White Faro, provavelmente a última oportunidade de trazer Melodic Trance a Portugal, associado a um dos maiores eventos do mundo e, praticamente perdida que está a causa do Creamfields Lisboa, esta é a altura perfeita para juntarmos esforços e metermos mãos á obra.
Contudo, permitam-me colocar aqui um parêntesis que tem a sua importância. No Fórum do site oficial do Armin Van Buuren está em sticky a seguinte mensagem, e passo a citar "If you want armin to come to your country, contact clubs and promotors and let them know. armin wants to play a lot of places, but it's up to THEM to book him, not up to him to go around chasing clubs to please let him play".
Tal como a frase diz, a decisão dos DJs virem cá tocar (neste caso, o Armin), não passa por eles (infelizmente), as discotecas é que têm de contactá-los, se estiverem realmente interessadas em que eles venham cá tocar numa noite X.
Ora bem, acontece que as discotecas e os organizadores de festivais do nosso país não estão minimamente interessados em trazer DJs de Melodic Trance como o Armin ou o Paul Van Dyk e eu, muito sinceramente, só vejo 2 motivos para tal.
Primeiro, porque são DJs muito caros para os bolsos de qualquer discoteca portuguesa.
Segundo, porque eles acham que cá não há público suficiente pra encher uma discoteca á conta, por exemplo, do Paul Van Dyk, daí que o investimento possa não ter retorno.
Ora, sem público não há lucro e o que eles querem é, acima de tudo, lucro. Assim sendo, eles não apostam em novas tendências, preferindo nomes mais conhecidos do público português (dentro do House, Electro e Minimal que são os géneros dominantes por cá), mais baratos e que são sucesso garantido a priori. Com pouco esforço, poucos gastos e jogando pelo seguro, é só dinheiro em caixa e a qualidade vai c'os porcos.
Esta é a mentalidade reinante, e não vai mudar a não ser que se abram aquelas cabeças com um berbequim. Portanto, passando a frase para o caso português, constatamos que ela não se aplica, uma vez que as discotecas estão-se lixando para o Melodic Trance. Eu já cheguei á triste conclusão de que não podemos contar com elas para nada nem esperar mais tempo de que "um dia eles hão-de se lembrar do Armin Van Buuren e vão fazer com que ele venha cá" porque isso, infelizmente, não vai acontecer.
Logo a seguir, está escrito o seguinte: "so the fans are the ones that can make the chances of it happening a reality!".
Isto não é bem assim, se os senhores das nossas discotecas fossem pessoas com mentes abertas e creativas, minimamente conhecedores da cena da dance music e dispostos a ouvirem as nossas sugestões e críticas (sim, porque NÓS é que PAGAMOS pra entrar), isto seria um mar de rosas. Mas não.
Eu, pela minha parte, já fiz esse esforço. Cá em Évora só temos uma discoteca, a Práxis (www.praxisclub.com), e há uns meses enviei-lhes um mail a sugerir que trouxessem cá o ATB (o meu DJ preferido), sem muitas esperanças de ser bem sucedido. Fui educado, simpático e expliquei tudo como deve ser. Não se dignaram SEQUER a agradecer a minha sugestão, não obtive qualquer resposta da parte deles, quer positiva quer negativa. Assim não vamos lá.
* Fim de parêntesis *
Palavra de Ordem: Temos de começar do zero.
Tou de acordo com o dj_estrela na parte de começarmos por reunir todos os fãs e DJs amadores e profissionais portugueses de Melodic Trance num Fórum pa trocarmos ideias e, com o tempo, unir-nos numa Comunidade coesa (aqui o nosso canto do TA pode ser um bom começo) mas não concordo com a secção de Trance da Danceplanet. A sério, aquilo tá CHEIO de pessoal do Psy e do Goa que vai moer-nos o juízo.
Eu próprio sou DJ, embora não profissional. Tenho o Traktor e toco sets lá, por isso metam-me um portátil á frente com o Traktor e mts mp3 de Melodic Trance e aí vou eu hehe.
Quanto ás festas, isso é possível, mas já tou a ver um problema. Festas ilegais trazem sempre problemas com a Polícia por causa do barulho e tal. Certamente, não queremos ter a Polícia á perna. Tem de ser uma coisa autorizada e minimamente bem feita mas acho que só deveríamos partir pra esse nível depois de termos uma Comunidade já grandinha e consolidada. Esse deve ser o segundo passo na nossa estratégia, na minha opinião. 
Contem comigo! 
Last edited by TrancEnigmatic on Apr-04-2007 at 18:27
|