TranceAddict Forums

TranceAddict Forums (www.tranceaddict.com/forums)
- Portuguese
-- Innercity 2003 - Leiam!

Posted by FabiO <BrAziL> on Oct-30-2003 02:34:

Angry Innercity 2003 - Leiam!

Achei na p�gina RadioDJ essa mat�ria, d�em uma olhada:

"Bom, em primeiro lugar gostaria de deixar bem claro que n�o sou contra a divulga��o de nossa cultura desde que seja com responsabilidade e tenha seu devido valor agregado, mas infelizmente andei acompanhado nesse ultimo ano alguns fatos que me deixaram feliz, preocupado e at� chocado e revoltado.

A primeira riqueza explorada pelo europeu em terras brasileiras foi o pau-brasil (caesalpinia echinata), �rvore que existia com relativa abund�ncia em largas faixas da costa brasileira. O interesse comercial nessa madeira decorria da possibilidade de extrair-se dela uma subst�ncia corante, comumente utilizada para tingir tecidos. Antes da conquista da Am�rica a ind�stria europ�ia de tintas comprava o pau-brasil trazido do Oriente pelos mercadores que atuavam nas rotas tradicionais do com�rcio indiano. Ap�s a conquista do Brasil, tornava-se mais lucrativo extra�-lo diretamente de nossas matas litor�neas.

O rei de Portugal n�o demorou a declarar a explora��o do pau-brasil um monop�lio da coroa portuguesa. Oficialmente, ningu�m poderia retir�-lo de nossas matas sem pr�via concess�o da coroa e o pagamento do correspondente tributo. Por�m com o desguarnecimento do litoral, que constitu�a um ponto seguro para os navios, diversos aventureiros e piratas portugueses, franceses, holandeses e ingleses aproveitaram para contrabandear o pau-brasil, com a ajuda dos �ndios goitacazes. Pode-se dizer que ai come�a o ciclo do pau-brasil.

Agora, voc� deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com a M�sica Eletr�nica ????????

Bom, todos n�s sabemos (e insistimos em n�o enxergar) que a m�sica brasileira tem um �timo reconhecimento no exterior. O pior � que o gringos, que sempre enxergaram isso, est�o come�ando a usar nossa m�sica e imagem em beneficio pr�prio. A maior parcela de culpa � nossa, que mora aqui, respira essa cultura, e tem a possibilidade de comprar discos por R$ 1,00 em sebos, mas preferimos pagar R$ 50,00 em um 12" importado qualquer.

Do Chill Out ao Drum�n Bass, a coisa est� mais que escancarada, est�o sampleando nossa cultura � vontade e ainda ganhando muitos pounds por isso. N�o tenho nada contra com as faixas de Drum�n Bass que usam vocais do Gil Felix ou usam samples de MPB, at� tiro o chap�u para os produtores BRASILEIROS que fazem isso. Tamb�m nada contra o house de Junior Jack e seu E-Samba ou o techno do DJ Cave com suas in�meras faixas, que nadam e se divertem em nossas fontes, mas uma coisa me deixou muito chocado: o flyer que ilustra esta coluna, que foi tirado do link http://innercity.id-t.com/innercity2003/. Trata-se de uma mega-festa, que acontece todos os anos na Holanda. Tudo bem em homenagear o Brasil na edi��o 2003, agora pegar nossa bandeira e transformar em flyer j� � demais, inclusive crime!

E o pior, cad� nossos DJs no line-up da festa? Ser� que o Paul Van Dyk ou o Ti�sto entendem alguma coisa de BRASIL?? Na verdade, de "brasileiro", teremos a presen�a "garantida, exclusiva e confirmada" de artistas como Rio Coco Girls (??) e Os Bambas do Samba (??), fala s�rio, ningu�m merece. Se alguem conhece esses 2 Top DJs ou Live P.A.s, me mande um e-mail por favor, pois estou extremamente curioso para saber quem s�o ou o que � isso.

Desculpem o desabafo, mais a coisa � s�ria, se n�s n�o nos valorizarmos, se nossos produtores (que j� s�o poucos) continuarem querendo fazer "igual aos gringos", ou preferirem pagar em dol�res CDs de loops, ao inv�s de pegar os velhos e bons discos brasileiros (dos anos 60 e 70 de nossas av�s), lamento mas s� nos restar� o papel de co-adjuvante ou o de simples telespectadores, e n�o ser� dif�cil em breve estarmos tocando a vers�o Extended Remix do Hino Nacional feita por algum Cave da vida."

O que que voces acham?????

* Edit do moderador *

Acho que a resposta do povo est� nesse t�pico aqui:
http://www.tranceaddict.com/forums/...light=innercity

Quanto � minha opini�o: BOTO MUIT�SSIMA F�!!!! A gente costuma importar um monte de estilo de m�sica (ali�s, trance � um exemplo), a� quando exportamos nossas coisas nego reclama "Ah, eles t�o ganhando dinheiro!"... e da�!? A gente n�o toca m�sica deles (e incorpora elementos de m�sica deles) e ganha dinheiro em cima disso tamb�m? � como se os londrinos viessem reclamar pro DJ Marky que o drum'n'bass � coisa deles