TranceAddict Forums (www.tranceaddict.com/forums)
- Portuguese
-- Choque cultural
Pages (2): [1] 2 »
Choque cultural
Eu sou o �nico "sulista" que tenho problemas de comunica��o com o povo do nordeste? V�m uns primos do meu pai pra Bras�lia amanh� e eu simplesmente n�o consegui entender quando a m�e deles ligou pra c� dando recado (eles s�o de Macei�). Isso sem contar que eu demorei m� data pra entender que "um cheiro" era o jeito dela se despedir. Al�m disso, lembro que quando eu fui pra l�, eles me acharam muito estranho
O jeito de vestir, vocabul�rio, n�o estar noivo aos 20 anos... 
Discutam 
� acho q vo pro nordeste encontrar minha prometida uuhauhauhahuahuauhauhauha... o jeito q sou diferente japa e tals deve dar um diferencial...e segundo meu tio tem muita mui� bonita la no ceara euhehu
Buahuahuahua, c� t� prometido pra alguma japa no nordeste!? Boto f�!
E depois ele reclama que t� sozinho 
Mas � engra�ado, senti um choque cultural bem menor na col�nia japonesa do que no nordeste, motivo pelo qual hoje boa parte do povo com quem eu ando tem o olho puxado 
uhehueuhe sei la aqui os japas das colonia sao meio fechado nao curto muito anda com eles...vc deve achar legal pq � um negocio diferente mas pra mim...bom nao sou 100% japa tenho 50% de sangue cearence hehehe entao nao tenho parente japa no ceara mas sim "normal" la no ceara uehee
hhaaa!!!e mais uma coisa nao aprecio muito a blza japone ou seja santo de casa nao faz milagre...tem umas japas q eu acho boniota mas � uma ou outra
hehe, � gata?
| quote: |
| Originally posted by Psychonoise vc deve achar legal pq � um negocio diferente mas pra mim |
| Originally posted by Psychonoise hhaaa!!!e mais uma coisa nao aprecio muito a blza japone ou seja santo de casa nao faz milagre...tem umas japas q eu acho boniota mas � uma ou outra |
eu num so nordestino... num tenho pq fica nd ofendido! mai num otro topico fala-se de abrir a mente, e aqui vcs ficam falando q acham estranho... se tu for pra qualquer lugar q esteja a mais de 1000 kilometros de aonde vc vive... vai estranhar... independente de aonde vc more... vc acho estranho a mulher se despedir mandando um cheiro? vc num viu nd ainda... ou vc acha q se vc chegar aqui no nordeste e chamar uma menina de guria, ela num vai estranhar?? ou se vc falar q vai comer um frango ali e ja volta, naum v�o pensar q vc eh viado? isso se chama cultura!
abra sua mente... isso eh simplesmente normal...
hehehe isso � verdade!!bom eu convivo com a cultura japonesa ea cearense(sera q posso dizer assim?) em parte hehehe...bom nao tenho nada a reclama mas dai posso tira coisas legais...como meu pai � mais intelectual gosta de ler enquanto minha mae nem tanto mas ela demonstra mais afeto do q meu pai...cada um me agrada de um jeito mas tento nao condena nenhum dos 2
lol maaz...
eu sou d macei�.....caso vc venha pra c� algum dia, me avisa uhhuh...
quanto ao xoke d culturas....jah tive problemas engra�ados quanto a isso...tipo como vc estranhou "um cheiro"...eu jah estranhei muita coisa quando tava viajando pelo sul-sudeste anos atras...mas eu axo isso inteiramente normal jah q esse pais eh imenso com uma variedade d ra�as e culturas enorme...
felizmente eu sou flexivel quanto a essas coisas.....nunca me dei mal com alguem devido a alguma fala, gesto ou seja lah oq...e tomara q naum aconte�a nunca.
ah mais um aviso maaz....caso vc venha pra c�, esteja preparado(traga muito trance, techno, dnb etc e tal) pq aki soh toca MERDA....
to logo avisando hehehe...

| Originally posted by zeeeeh eu num so nordestino... num tenho pq fica nd ofendido! mai num otro topico fala-se de abrir a mente, e aqui vcs ficam falando q acham estranho... se tu for pra qualquer lugar q esteja a mais de 1000 kilometros de aonde vc vive... vai estranhar... independente de aonde vc more... vc acho estranho a mulher se despedir mandando um cheiro? vc num viu nd ainda... ou vc acha q se vc chegar aqui no nordeste e chamar uma menina de guria, ela num vai estranhar?? |

| Originally posted by zeeeeh ou se vc falar q vai comer um frango ali e ja volta, naum v�o pensar q vc eh viado? |
Mas s�rio, o que era pra dizer nesse caso?| quote: |
| Originally posted by zeeeeh abra sua mente... isso eh simplesmente normal... |

| Originally posted by BRAZUKA lol maaz... eu sou d macei�.....caso vc venha pra c� algum dia, me avisa uhhuh... |

| Originally posted by BRAZUKA nunca me dei mal com alguem devido a alguma fala, gesto ou seja lah oq...e tomara q naum aconte�a nunca. |

| Originally posted by BRAZUKA ah mais um aviso maaz....caso vc venha pra c�, esteja preparado(traga muito trance, techno, dnb etc e tal) pq aki soh toca MERDA.... |
A m�sica era t�o com�dia mas t�o com�dia, que ela de fato era com�dia 

Maaz... guria eh o de menos... uma coisa bem perigosa eh a palavra rapariga! no SUL do brasil mesmo, o pessoal chama uma mulher jovem se num me engano, de rapariga, assim como os portugueses... so que aqui em recife, e creio q em boa parte do nordeste, rapariga, eh usado para prostituta(ex: ei doido! aquela GALEGA(loira) ali no onibus... ela eh uma rapariga, eu ja a vi em um puteiro)
quanto a frango, aqui se fala GALETO! (ex:vamos comer um galeto ali no bar...)
po j� namorei uma mina q era japa com cearense
ae, uma a duas vezes por mes os correios promovem um seminario para discutir ergonomia nas agencias, e � muito legal encontrar reunidas pessoas de todo o Brasil, Paraiba, Rio Grande do Sul, S�o Paulo, Minas, etc.. e normalmente eles conseguem se comunicar numa boa, mesmo quando o assunto � informal, tipo na hora do almo�o por exemplo, acho que tem um entrosamento legal entre todos, mas acho q depende tamb�m da quantidade de g�rias usadas, o q n�o � muito comum com eles 
Sabe como � que fala mulher bonita no Cear�? TURISTA!!!
HEHEHE Zuera. Agora s�rio, eu tenho familiares que s�o de Natal. O jeito de Nordestino falar � engra�ado porque � criativo. Por exemplo, em vez de tchau, "um cheiro" etc...
ai ai eu axo mto legal essas de cada lugar ter o seu modo de falar, ter a sua g�ria...a sua cultura....pq se n�o imaginem s�, vc vai viajar pra um lugar m� distante e qdo chega l� � td igual de onde vc mora? seria mto xato!
E essas de g�rias � legal conhecer at� por icq, msn...qdo vc conversa com as pessoas na net, vc acaba conhecendo g�rias q pra vc � engra�ada, mas pra elas � normal!
e eu nunca tive problemas, ainda bem hihi...
esta hist�ria td fez-me lembrar qd tive no ai no nordeste ...
o galeto (frango!)... ovos de codorna ( em portugal n se come )...
farinha de mandioca ( ou tapioca
) agua de coco, o guarana !! ( tb ha em port, mas eu adoro ) ...
e conheci a espressao "ta j�ia"
, e "� massa", "galera", "malhar" " ta ligado" "� rapaz" ( pa raparigas inclusive) q nunca tinha ouvido antes .. e mtas outras q n me lembro . voces tem expressoes mto engra�adas mm ! ...
claro q atravez das telenovelas brazileiras q passam em portugal nos vamos nos famaliarizando c vossa giria
Mas tb depenjde de sitio para sitio .. e ha mtas q nem fazemos ideia (como essa de "um cheiro" e novidade para mim
gostava de saber mais expressoes q voces utilizem ... ( do nordeste , do sul , do centro ... ) q nos ca n conhecemos e q sejam bem comuns
e dps posso comparar c as nossas mais comuns
"valeu ??"
->A proposito de rapariga = prostituta ...
em portugal o nome mais comum para chamar a uma guria, garota ou menina e mm rapariga(nada mais inocente q isso
) ou gaja (bem menos simpatico).
miuda ou xavala qd sao mais novas, pita ( mais provocatorio ) .
"XAVALA" <-- AHuHAUHUAHuAHuHAuHAUHuHAUhUAHuHUAhUAHuHAUhUA
| Originally posted by Furel "XAVALA" <-- AHuHAUHUAHuAHuHAuHAUHuHAUhUAHuHUAhUAHuHAUhUA |
Vocabul�rio de Bras�lia (ou o meu, que seja
):
Botar f� -> Gostar, concordar, querer
Boto f� no que ele disse (Concordo com o que ele disse)
Boto (muita) f� no penteado do Yoji Biomehanika (Gosto do penteado do Yoji B.)
Bota f� de ir pro parque? (Gostaria de ir ao parque?)
S� -> Tudo bem, sim
A: Tou indo pra Manaus, beleza?
B: S�
A: E c� fica de olho no Jo�ozinho por mim.
B: S�, olho sim.
Beleza -> Tudo bem
A: A� v�i, beleza?
B: Beleza. E contigo?
A: Beleza, tamb�m. Bota f� de ir pra padaria?
B: Beleza, p�ra s� um minuto que eu tenho que pegar minha carteira
A: Beleza, eu espero.
Comanda -> Completamente an�logo ao "rules" do ingl�s
A: V�i, meu carro comanda!
B: Nem �... o meu comanda mais!
A: Que � isso?! Qualquer pessoa sabe que o meu Uno comanda muito!
B: Se � voc� que t� dizendo, beleza.
Ser o ouro -> Ser o melhor, ser bom
A: V�i, caf� � o ouro.
B: Boto f�, e cappucino comanda!
V�i -> "o p�"
A: V�i, viu meu �culos?
B: Vi n�o, v�i.
A: S�... 'xa quieto ent�o.
Deixar quieto -> "Never mind". Como � costume no Brasil, apenas a �ltima s�laba de "deixa" costuma ser pronunciada (tanto no imperativo como na 3a pessoa do presente do indicativo).
A: A Maria n�o quer falar comigo.
B: U�, por qu�?
A: Sei l�... bom, 'xa quieto, deve ser coisa dela.
Emputecer -> Ficar extremamente irritado, puto da vida (� incr�vel como, uma palavra que � t�o comum em Portugal tenha se tornado um palavr�o t�o recriminado no Brasil, motivo pelo qual eu instintivamente tinha posto asterisco no uto
)
A: V�i, tou completamente emputecido com meu professor de portugu�s... ele disse que n�o entendeu minha letra.
B: �xe... faz caligrafia, u�.
A: Mas v�i, eu entreguei o trabalho digitado!
B: �, eu tamb�m estaria emputecido no seu lugar.
N�o rolar -> N�o apetecer fazer algo.
A: V�i, nem rola d'eu fazer isso.
B: Por qu�?
A: Ah, tou com m� pregui�a.
B: Ah, s�.
S� rolar -> Apetecer fazer algo.
A: V�i, s� rola!
B: Boto f�!
Acho que essas s�o as mais comuns... � s� prestar aten��o no jeito que eu falo, porque eu costumo usar *muita* g�ria. E em Portugal, como �?
bgd lira !!
e bem diferente ai, te foi bem complicado pa perceber logo a primeira lol ... voces usam mta expressao engra�ada ...
eu n sei como havia de me entender ai no meio de voces
e mais dificil para mim dizer quais sao as nossas expressoes mais usadas pq n sei quais e q tb sao comuns ai no brazil....
mas de repente lembro-me de :
embora = bora = baza
rapazinho = miudo = puto = xaval
coisa = cena / cena = acontecimento (ex: passa-me essa cena/ eish q cena como e q foi ?? )
autocarro = camionete (bus)
homem = gajo = bacano = (tipo) , mulher = gaja = bacana = (tipa)
bacano = fixe = bom
a expressao "tipo" e bastante utilizada pelos jovens ( como os ingleses usam "like") (ex: pa eu tava la sentada ... tipo ... aparecem dois gajos assim do nada ... / tipo aquela cena do outro dia.. lembras-te?)
mancar = coxear (significado correcto) = ter no�ao, aperceber (ex: n te mancas mm nada / mancaste aquele bacano a cair/ manca-te pra vida)
a expressao "pa" e "epa" mas n tanto ( epa deixa-me em paz/ pa tou-te a dizer q e verdade)
mas isto sao expressoes q nem td a gente utiliza ... mto menos os adultos !
(ah ... e veado em portugal n e gay )
Verdade seja dita, o "tipo" � completamente enxovalhado pela pitalhada (= menores de 15 anos) c� do s�tio, produzindo certas frases do estilo: "Pah, tipo eu ia a atravessar a rua, e tipo, aparecem-me dois blacks � frente, e tipo, eu tive de me p�r na alheta, sen�o, tipo, eles gamavam-me ali a guita toda."
Depois de 5 minutos � conversa com gente desta, apenas apetece enfiar-lhes uma rolha na boca. 
Em rela��o a umas express�ezecas c� do bairro... eu tinha encontrado um site com um dicion�rio com estas novas palavras que foram introduzidas pela comunidade afro-africana de �frica (n�o, a s�rio) e que, hoje em dia, qualquer puto cromo utiliza. Infelizmente, j� na sei o URL...
| Originally posted by The Darklord Verdade seja dita, o "tipo" � completamente enxovalhado pela pitalhada (= menores de 15 anos) c� do s�tio, produzindo certas frases do estilo: "Pah, tipo eu ia a atravessar a rua, e tipo, aparecem-me dois blacks � frente, e tipo, eu tive de me p�r na alheta, sen�o, tipo, eles gamavam-me ali a guita toda." |
| Originally posted by The Darklord "Pah, tipo eu ia a atravessar a rua, e tipo, aparecem-me dois blacks � frente, e tipo, eu tive de me p�r na alheta, sen�o, tipo, eles gamavam-me ali a guita toda." |
err tipo......... eu tbm falo mto "tipo" hehehehe
Eu falo muito tipo tb. Mas aqui em Belo Horizonte � mais comum eu acho.
pelo visto � em todo lugar hehehe.....sampa, portugal, BH etc etc