TranceAddict Forums

TranceAddict Forums (www.tranceaddict.com/forums)
- Portuguese
-- cena !!!

Posted by Isa_Vagalume on Feb-17-2004 16:37:

cena !!!

oie gente, sou nova aki hehehe.... bem...
tava lendo uma reportagem no baladaplanet e axei bem interessante e pensei pq naum colokr em jogo!!! me digam oq axam?!

...O que que est� acontecendo? Estamos retrocendendo como cena? N�o consegu�mos mais conviver com a diversidade das coisas? Ou vou numa festa s� de full on, ou vou numa festa s� de progressive. Em qualquer dos dois casos sou obrigado a ouvir durante horas a fio a mesma vertente de m�sica se repetindo. N�o acho que o psytrance tem diversidade de tracks para se dividir agora, a prova disso � a repeti��o de m�sicas que tem se ouvido nas festas. Ser� que n�o d� para colocar full on � noite, groove pela manh� e progressive � tarde? Tem que ser uma coisa s� do in�cio at� o fim? N�o se pode variar a vertente de acordo com o hor�rio da festa...N�o se consegue mais conviver com a diversidade dentro da mesma vertente. Se gostam de full on, ent�o querem ouvir s� full on, se gostam de progressive, querem ouvir s� progressive. Por que isto agora? Ser� que muitos refor�am as suas escolhas somente quando est�o na sua zona de conforto? O que parece � que n�o se consegue mais conviver com as varia��es e inova��es que o processo criativo de produ��o musical gera. Aquilo que � diferente � ruim. O neg�cio � repetir o m�ximo poss�vel o que se conhece.

O mais estranho � ver isto numa cena dita underground e fora-do-sistema. Estamos caindo na mesma armadilha do POP. O p�blico e o mercado � que est�o direcionando artisticamente a cena. Poucas s�o as festas que tem coragem de inovar trazendo novas vertentes e novos sons. M�sica eletr�nica eu entendia como desenvolvimento, inova��o, mas agora n�o � mais em grande parte da cena.

Para a maioria dos festivais e festas, m�sica eletr�nica passou a ser um produto a ser vendido para um mercado cada vez menos informado. O neg�cio � apresentar aquilo que todo mundo j� conhece e quer ouvir. Aquilo que n�o se conhece n�o se traz. Sabe o que que � isso? Isso � POP music. Djs e live pa's que s�o verdadeiros astros cobrando quantias cada vez maiores. Organizadores que s�o verdadeiros "business men". Todo aquele "glamour" que os freaks fugiram no final dos anos 60 est� de volta. � isso a�, o neg�cio � faturar. Estamos caindo na mesma tenta��o do final dos anos 60. Trance deixou de ser um estilo de vida e passou a ser uma carreira promissora para se ganhar dinheiro e ser famoso. O pr�ximo passo deve ser um festival trance na ilha de caras. O pior � que se eles pagarem bem, v�o conseguir excelentes nomes para o line-up.

Ser� que n�o conseguiremos ser realmente freaks? Ser� que a op��o de muitos dos envolvidos na cena � genu�na? Ou est� se tornando numa forma de pessoas com baixa qualifica��o ficarem famosas para um p�blico cada vez menos atuante e informado? Realmente estou apreensivo com o andamento da carruagem. S�o poucos os eventos que vejo a preocupa��o dos organizadores em proporcionar uma experi�ncia psicod�lica. (Dj Brio)

axaram oq?! falow ae!!

Posted by mvt on Feb-17-2004 17:36:

antes d + nada bem vinda ao TA...

a musica eletronica pelo menos aqui no brasil n�o tem espa�o para djs q tocam um estilo diferente , por isso cada vez mais temos mais do mesmo.E a coisa ta cada vez pior, ao mesmo tempo q a cena cresce, ela cresce de maneira errada.Em vez de crescer com o publico "natural" essa cena q esta ai s� faz crescer o publico do "modismo",e esse publico infelizmente � a maioria.E com isso as festas viram um produto p/ um publico especifico q n�o esta ali pela musica e sim por outros motivos.

Posted by Lira on Feb-17-2004 18:24:

Re: cena !!!

quote:
Originally posted by Isa_Vagalume
oie gente, sou nova aki hehehe.... bem...

Bem-vinda
quote:
...O que que est� acontecendo? Estamos retrocendendo como cena? N�o consegu�mos mais conviver com a diversidade das coisas? Ou vou numa festa s� de full on, ou vou numa festa s� de progressive. Em qualquer dos dois casos sou obrigado a ouvir durante horas a fio a mesma vertente de m�sica se repetindo.

Culpa dos elitistas e de ningu�m mais.
quote:
N�o acho que o psytrance tem diversidade de tracks para se dividir agora, a prova disso � a repeti��o de m�sicas que tem se ouvido nas festas. Ser� que n�o d� para colocar full on � noite, groove pela manh� e progressive � tarde? Tem que ser uma coisa s� do in�cio at� o fim?

Realmente... tocar s� psy-trance (ou drum'n'bass, ou techno,...) a noite inteira me faria querer cometer suic�dio �s 4 da manh�...
quote:
N�o se pode variar a vertente de acordo com o hor�rio da festa...N�o se consegue mais conviver com a diversidade dentro da mesma vertente. Se gostam de full on, ent�o querem ouvir s� full on, se gostam de progressive, querem ouvir s� progressive. Por que isto agora?

Por causa do elitismo. As pessoas vangloriam tanto o seu estilo favorito que ignoram os outros, fazendo pequenos grupos que atuam de forma ego�sta. N�o se preocupa, isso acontece em todo e qualquer lugar.
quote:
Ser� que muitos refor�am as suas escolhas somente quando est�o na sua zona de conforto? O que parece � que n�o se consegue mais conviver com as varia��es e inova��es que o processo criativo de produ��o musical gera.

De fato
qualquer lugar.
quote:
O mais estranho � ver isto numa cena dita underground e fora-do-sistema.

Como eu disse, s�o os elitistas que ficam repetindo isso pra si mesmos na ilus�o de serem "diferentes". Sinceramente, nem trance nem psy-trance no Brasil s�o "underground": J� ouvi psy-trance tocando na r�dio �s 6 da tarde; tocava psytekk na minha universidade no intervalo (ali�s, sempre me perguntei porque n�o tocavam outros estilos); quanto ao trance normal, lembremos que j� teve m�sica do PvD tocando entre as "7 melhores da Jovem Pan".
quote:
Estamos caindo na mesma armadilha do POP. O p�blico e o mercado � que est�o direcionando artisticamente a cena.

E tem sido assim desde 1995.
quote:
Poucas s�o as festas que tem coragem de inovar trazendo novas vertentes e novos sons.

Isso porque n�o cabe �s festas fazer isso, e sim aos produtores. Temos um incha�o de DJ's no Brasil, e poucos produtores. Ainda assim, os produtores parecem imitar uns aos outros
quote:
M�sica eletr�nica eu entendia como desenvolvimento, inova��o, mas agora n�o � mais em grande parte da cena.

M�sica eletr�nica � simplesmente m�sica feita com aparelhos eletr�nicos: houve uma mistifica��o da m�sica eletr�nica como m�sica do futuro e tal. M�sica eletr�nica n�o � a "m�sica do futuro", tanto � que ela t� sendo tocada hoje n�o s� no c�rculo underground, mas em praticamente 90% do top10 da MTV. Os produtores da Britney Spears usam aparelhos eletr�nicos, assim como a Kelly Key, o Paul Van Dyk e o Astrix.

� essa super-valoriza��o da m�sica (e pior ainda, do DJ) que levou a esse estado: Dj's come�aram a se tornar �dolos, e a manter um som cada vez mais mon�tono para agradar seus f�s.
quote:
Para a maioria dos festivais e festas, m�sica eletr�nica passou a ser um produto a ser vendido para um mercado cada vez menos informado.

Skol Beats + Globo = aquilo que a gente viu ano passado, de ter uns cabe�a de bagre usando chupeta dizendo que era protesto contra o aborto.

O que aqueles retardas esqueceram � que o �nico motivo pelo qual os ravers brit�nicos usavam chupetas � porque tomavam bala e eles precisavam mexer a mand�bula
quote:
O neg�cio � apresentar aquilo que todo mundo j� conhece e quer ouvir. Aquilo que n�o se conhece n�o se traz. Sabe o que que � isso? Isso � POP music. Djs e live pa's que s�o verdadeiros astros cobrando quantias cada vez maiores.

Claro, eles s�o superstars, porque n�o o fariam?
quote:
Organizadores que s�o verdadeiros "business men". Todo aquele "glamour" que os freaks fugiram no final dos anos 60 est� de volta.

Agora eu me perdi Elabore, por favor
quote:
� isso a�, o neg�cio � faturar. Estamos caindo na mesma tenta��o do final dos anos 60. Trance deixou de ser um estilo de vida e passou a ser uma carreira promissora para se ganhar dinheiro e ser famoso.

Trance nunca foi, n�o �, e jamais ser� um estilo de vida: � um tipo de m�sica. N�o � uma d�diva de Shiva nem a maior revolu��o da m�sica europ�ia desde os compositores barrocos.

� essa glorifica��o musical que levou a isso que estamos vendo hoje, incluindo as festas que s� tocam um tipo de m�sica: porque os techno junkies e os hippies do trance n�o conseguem dividir a mesma pista de dan�a?
quote:
O pr�ximo passo deve ser um festival trance na ilha de caras. O pior � que se eles pagarem bem, v�o conseguir excelentes nomes para o line-up.

Isso. Ia. Ser. Massa. Como eles n�o entendem de m�sica eletr�nica, eles iam chamar nego de tudo quanto � estilo.

Pena que eu n�o ia poder comprar o ingresso
quote:
Ser� que n�o conseguiremos ser realmente freaks?

Com qual objetivo? A gente � o que a gente �, pra que for�ar ser aquilo que a gente n�o t� conseguindo ser. Vai ser mais estranho do que esse par�grafo aqui que eu escrevi
quote:
Ser� que a op��o de muitos dos envolvidos na cena � genu�na?

Boa pergunta...
quote:
Ou est� se tornando numa forma de pessoas com baixa qualifica��o ficarem famosas para um p�blico cada vez menos atuante e informado?

Desde que DJ's come�aram a tocar um s� estilo e passaram a servir de jukeboxes, n�o consigo imaginar algo mais triste.

Pelo menos os DJ's de funk improvisam l� na hora uns tro�o muito doido. Afinal, eles sabem que a m�sica � pra divertir, n�o levam "t�o" a s�rio assim.
quote:
Realmente estou apreensivo com o andamento da carruagem. S�o poucos os eventos que vejo a preocupa��o dos organizadores em proporcionar uma experi�ncia psicod�lica.

Ainda bem, porque se todos os eventos buscassem "psicodelia", quem ia ficar apreensivo era eu.
quote:
falow ae!!

T� mais, e mais uma vez, bem-vinda ao f�rum

Posted by Psychonoise on Feb-17-2004 22:23:

hehehe o lira ou maaz falou tudo...mas qro refo�a umas coisas, realmente trabce nao � estilo de vida alias nenhum tipo de musica deveria ser vinculada a algum estilo de vida para algum tipo de protesto ate q tudo bem...e realmente ir numa festa q so tem um estilo de musica eletronica e q o dj nao diversifica � foda ainda mais quando o som � muito minimal como alguns technos(lenha),prog e psy...deveriam intercalar entre prog,trance,psy etc...a uns breaks tb vao bem!!� q o pessoal acha uma coisa do outro estilo o cara do techno acha q vai muito paraquedista pra se droga e por isso dizem q o psy � ruim...o cara do psy diz q o trance melodico � comercial e bla bla bla....se eu chega pra um roqueiro e diser q a aqla musica do sandy e junior � rock so pq usa guitarra � foda...acho q a classifica�ao do pessoal vai alem do tecnico se usa aquilo e tals mas o feeling q ela proporciona...

Posted by NicklessGuy on Feb-17-2004 22:41:

quote:
Agora eu me perdi Elabore, por favor

er... nao foi ela q escreveu isso, skeceu?

D qq forma eu acho q oq a frase quis dizer �q recentemente rola todo um "luxo" e ar d empresa/executivo nas pessoas q fazem as festas e n�o ha espontaniedade e sinceridade nos motivos desses produtores.
Pelo menos � a impress�o q se tem pela frase...

Posted by zeeeeh on Feb-17-2004 23:11:

bem vinda! =DD

pow... so digo uma coisa... to vendo vcs com panico de o trance se "popularizar" e tal... eu num vejo isso como o fim de um estilo de musica...

pow... se vcs querem ser os diferentes, q escutam musicas q ngm escutam... tem mt estilo tosco por ai... o trance eh dos estilos mais pops da musica eletronica, e eu ficaria mt feliz se ele caisse nas gra�as do publico brasileiro!

eh claro q ia ter como consequencia uma queda na qualidade do trance! mai porra! pelomenos eu num ia ter q ir mais pra pagod�es e e show de ax� music, pra ver o povo e me divertir!

eh como eu falava com brazuka no msn! imagine se o povo brasileiro pega gosto por trance! se tem uma coisa q brasileiro sabe fazer eh festa! imagine as raves q iam ter aqui! talvez pro povo q mora no sul/sudeste, num seja t�o fantastico assim... ja q ai vc consegue ter alguns eventos massa! mai aqui, quando tem mt! tem um patife ou um marky, q tocam um estilo q realmente naum curto! so de imaginar q pode acontecer de algum dia! algum dj dukrai de trance chegar aqui pelo nordeste! da at� vontade de chorar...

francamente... trocaria! feliz da vida,. um trance de media qualidade! mas q role mt por aqui! do que um trance do kralho! mas tem tenho q fazer feito o brazuka, q fica baixando os videos das festas na europa e ficar babando com algo q eu so vo participar se ganhar no poupaganha

Posted by PlasticSoul on Feb-18-2004 16:21:

quote:
Originally posted by mvt
antes d + nada bem vinda ao TA...

a musica eletronica pelo menos aqui no brasil n�o tem espa�o para djs q tocam um estilo diferente , por isso cada vez mais temos mais do mesmo.E a coisa ta cada vez pior, ao mesmo tempo q a cena cresce, ela cresce de maneira errada.Em vez de crescer com o publico "natural" essa cena q esta ai s� faz crescer o publico do "modismo",e esse publico infelizmente � a maioria.E com isso as festas viram um produto p/ um publico especifico q n�o esta ali pela musica e sim por outros motivos.

Concordo em tudo...

Bem vinda Vagalume...meu icq 202873446

E por curiosidade, voc� curte que tipo de som fora psy"??? E quais seus produtores favoritos tamb�m...

Posted by NicklessGuy on Feb-18-2004 18:03:

Queda na qualidade? Nem tanto... Os bons artistas sempre fazem seus trabalho, fica apenas mais dificeis descobri-los em meio a tanta lixeira enlatada q come�a a surgir, mas para kem gosta mesmo, isso n�o � tanto problema, o underground sempre existe em algum lugar.

Muita preocupa��o e especula��o com o caminho q isso toma, acaba virando debate pol�tico sobre o futuro da cena...
Pq nao deixar as coisas fluirem espontaneamente e se preocupar s� em aproveitar o som e se divertir, q � a proposta original da musica eletronica afinal?
E se enlatarem tudo p/ fazer dinheiro, n compre e n�o v� na festa, fa�a a sua com seus amigos, como sempre foi antes d tudo ficar mega-popular

Posted by Martinez on Feb-18-2004 18:26:

aee bem vinda! n�o liga muito pros t�picos embestalhados q aparecem de vez em quando, todos temos a m�sica eletr�nica em comum

Posted by zeeeeh on Feb-19-2004 00:44:

quote:
Originally posted by NicklessGuy
Queda na qualidade? Nem tanto... Os bons artistas sempre fazem seus trabalho, fica apenas mais dificeis descobri-los em meio a tanta lixeira enlatada q come�a a surgir, mas para kem gosta mesmo, isso n�o � tanto problema, o underground sempre existe em algum lugar.

Muita preocupa��o e especula��o com o caminho q isso toma, acaba virando debate pol�tico sobre o futuro da cena...
Pq nao deixar as coisas fluirem espontaneamente e se preocupar s� em aproveitar o som e se divertir, q � a proposta original da musica eletronica afinal?
E se enlatarem tudo p/ fazer dinheiro, n compre e n�o v� na festa, fa�a a sua com seus amigos, como sempre foi antes d tudo ficar mega-popular

boa...

Posted by BRAZUKA on Feb-19-2004 04:20:

oi bem vinda!

quanto ao debate d musica.....naum prefiro falar nada....
por enquanto soh kero fexar os olhos e curtir a musica........

Posted by Lira on Feb-19-2004 13:25:

Oops, acho que assustamos a guria Cad� ela?

Posted by nettwerk on Feb-19-2004 15:12:

Depois venham a dizer que a culpa � minha...

Posted by PlasticSoul on Feb-19-2004 16:44:

Ela deve estar escutando algum Skazi, GMS, Parasense.....

Nada contra

Posted by Lira on Feb-19-2004 16:52:

quote:
Originally posted by PlasticSoul
Parasense

Eu j� ia perguntar o que os paranaenses tinham a ver com isso

Posted by NicklessGuy on Feb-19-2004 18:39:

quote:
Originally posted by Lira
Eu j� ia perguntar o que os paranaenses tinham a ver com isso

Posted by Isa_Vagalume on Feb-21-2004 01:15:

assustaram lira?! q nada heheh.. soh naum tava entrando na net direito hehehe.... brigada a todos pela recepcaum.. e eu sei q esse assunto eh mt complexo hehehe... :*******

Posted by BRAZUKA on Feb-21-2004 01:21:

quote:
Originally posted by NicklessGuy

uhuuh isa! rox! vc naum foi embora!!!!

Posted by nettwerk on Feb-21-2004 10:26:

Foi porque eu intervi... sen�o nunca mais a v�amos.

Posted by BRAZUKA on Feb-21-2004 14:44:

quote:
Originally posted by The Darklord
Foi porque eu intervi... sen�o nunca mais a v�amos.

ae dark!!!

pra isa: c tem msn ou icq?