TranceAddict Forums (www.tranceaddict.com/forums)
- Portuguese
-- Você vs. Senhor/Senhora/Senhorita
Você vs. Senhor/Senhora/Senhorita
Como vocês fazem a diferença ao falar com uma pessoa ou mais velha ou em cargo superior com quem vocês não tenham intimidade?
Eu trabalho na UnB e tive que falar com uma pessoa do Setor de Recursos Humanos e que deve ter uns 30~40 anos. Normalmente, eu falo fazendo o menor uso de pronomes possível (pra evitar problemas), só que num momento eu precisei dizer que queria falar com ela. Quando eu disse "Eu preciso falar com a senhora", a mulher me deu uma resposta tão mal-criada que quase pedi desculpa e desliguei o telefone. E não foi a primeira vez (tanto com pessoas querendo ser chamado de você como pessoas querendo ser chamadas de senhor(a)). E "senhorita" aqui em Brasília parece ter um tom tão pejorativo (de "O que a senhorita pensa que está fazendo, hein?"). Tem gente que, se cê fala "você", fica ofendido. Tem gente que, se cê fala "senhor", fica ofendido. Caramba...
Tive uma professora aqui há uns anos que ia aos arames sempre que a tratávamos por "você". Eu, se calhar, no teu caso, se essa pessoa reclamasse, dava-lhe um tiro e escondia o corpo. Poupa tantas dores de cabeça...
| quote: |
| Originally posted by The Darklord Tive uma professora aqui há uns anos que ia aos arames sempre que a tratávamos por "você". Eu, se calhar, no teu caso, se essa pessoa reclamasse, dava-lhe um tiro e escondia o corpo. Poupa tantas dores de cabeça... |
Re: Você vs. Senhor/Senhora/Senhorita
| Originally posted by Lira Eu trabalho na UnB e tive que falar com uma pessoa do Setor de Recursos Humanos e que deve ter uns 30~40 anos. Normalmente, eu falo fazendo o menor uso de pronomes possível (pra evitar problemas), só que num momento eu precisei dizer que queria falar com ela. Quando eu disse "Eu preciso falar com a senhora", a mulher me deu uma resposta tão mal-criada que quase pedi desculpa e desliguei o telefone. E não foi a primeira vez (tanto com pessoas querendo ser chamado de você como pessoas querendo ser chamadas de senhor(a)). E "senhorita" aqui em Brasília parece ter um tom tão pejorativo (de "O que a senhorita pensa que está fazendo, hein?"). Tem gente que, se cê fala "você", fica ofendido. Tem gente que, se cê fala "senhor", fica ofendido. Caramba... |
| Originally posted by The Darklord Tive uma professora aqui há uns anos que ia aos arames sempre que a tratávamos por "você". Eu, se calhar, no teu caso, se essa pessoa reclamasse, dava-lhe um tiro e escondia o corpo. Poupa tantas dores de cabeça... |
| Originally posted by *Nati* Tbm se fosse bah...faria questão de chama-las de SENHOR/SENHORA |
| Originally posted by Lira Meu salário tava literalmente nas mãos dela |
Era de homem levantares o dedo do meio p'ra ela quando a "senhora" começasse a implicar pelo tratamento. Na há cá pão p'ra malucos, pois então...
Da próxima vez levanto o dedo, Darklord, só que pelo telefone não acho que faça muita diferença 
| Originally posted by *Nati* hummmmmmmm ai complica Mas ah q mulhé estupida!!!....nesse caso eu pediria desculpas e perguntaria como eu poderia chama-lá... Bah...tenho certeza essa mulhé é uma velhota q esta de mal com a vida pq ta toda enrugada e se alguém vem xama-la de senhora ela se sente ofendida! |
| Originally posted by Lira Da próxima vez levanto o dedo, Darklord, só que pelo telefone não acho que faça muita diferença ![]() Você acertou metade... acho que o que emputeceu ela é que ela tem 40 e não é casada... sabe como é aquele lance de que "senhorita - solteira; senhora - casada", pois então. |
| Originally posted by Lira Da próxima vez levanto o dedo, Darklord, só que pelo telefone não acho que faça muita diferença ![]() |
| Originally posted by *Nati* Mas hey Lira...no fim tu pediu desculpa ou não? |