TranceAddict Forums (www.tranceaddict.com/forums)
- Portuguese
-- The rio cliche
The rio cliche
Porque todos os gringos q vem pro brazil vem para o rio?!Existem lugares tao mais bonitos e movimentados pra se ir!!!Me desculpe quem mora na cidade rio de janeiro mas nao vejo nada de tao interessante la,tenho um primo q mora la e nao vejo uma vida noturna tao excitante como a de sao paulo...a unica casa q ouvi falar q � mais diferente � a bunker.As praias tb nao sao la essas coisas...existem praias maravilhosas em florianopolis por exemplo e no nordeste....ja no estado rio de janeiro existem lugares lindos como buzios e etc....to mencionando isso pq senpre vejo uns topico sobre gringo sobre o rio ...inclusive minha amiga vai receber umas amigas dela la do canada e vao vir pra sp s� q qrem ir pro rio de qualquier jeito!
marketing...
nunca ouviu falar?
uma boa parte da imagem q os gringos tem do brasil... s�o basiados no que a globo mostra...
e tu sabe neh? a globo paga o maior PAU pro rio...
Eu gosto do rio... mas mesm'assim, prefiro o mar.
(Ha Ha Ha Ha Ha Ha Ha Ha! Esta teve piada, n�o 'teve? N�o? Hmm, OK, adiante.)
Vou largar o alface pra escrever mais 
Hist�ria do Rio de Janeiro
No dia 1� de janeiro de 1502, navegadores portugueses avistaram a Ba�a de Guanabara. Acreditando que se tratava da foz de um grande rio, deram-lhe o nome de Rio de Janeiro, dando origem ao nome da cidade. O munic�pio em si foi fundado em 1565 por Est�cio de S�, com o nome de S�o Sebasti�o do Rio de Janeiro, em homenagem ao ent�o Rei de Portugal, D. Sebasti�o.
Duzentos anos adiante, em 1763 o Rio de Janeiro tornou-se a capital do Brasil, t�tulo que manteve at� 1960, quando foi inaugurada Bras�lia, a atual capital do pa�s.
Devido �s guerras napole�nicas, a fam�lia real portuguesa transferiu-se, em 1808, para o Rio de Janeiro, onde em 1815 o Pr�ncipe Regente D. Jo�o VI foi coroado Rei do Reino Unido do Brasil, Portugal e Algarves.
A cidade do Rio de Janeiro foi, por durante metade de sua exist�ncia, capital do Brasil e, h� apenas 200 anos, a fam�lia real portuguesa l� desembarcava. Esses dois fatores j� seriam explica��o para qualquer Rio-centrismo. Por ser a cidade mais importante do pa�s por 200 de seus 500 anos, esse sentimento de "ser o 'cora��o' do Brasil" � completamente explic�vel, j� que todas as decis�es vinham de l�; a cidade se encaixava perfeitamente nos estere�tipos que uma fam�lia real europ�ia teria de um pa�s tropical (clima quente, praias e "sexualidade aflorada" j� que eles n�o tinham a cultura pura europ�ia) e que depois seria visto por diplomatas e outras comiss�es estrangeiras. Ou seja, o Rio de Janeiro tinha um marketing violento por ser o lugar certo na hora certa. Ainda que o que ocorresse em outras �reas representasse melhor a cultura de uma maior quantidade de brasileiros, o Rio de Janeiro recebia toda a aten��o.
A economia da cidade foi impulsionada a partir do s�culo XVII pelos ciclos da cana de a��car, do ouro e do caf�. Hoje, o Estado do Rio de Janeiro �, ap�s S�o Paulo, o segundo p�lo industrial do Brasil, est� entre os primeiros do turismo, al�m de ser o principal centro cultural do pa�s e importante centro pol�tico.
Centro cultural mais importante do pa�s? Vejamos, Bras�lia (hehe) � a capital do rock nacional; S�o Paulo � a capital da m�sica eletr�nica , de uma 2a onda de MPB e at� mesmo do pagode (ou o que chamam de glitter pagode... aquele pagode meloso); Goi�s � a capital da m�sica sertaneja; os nordestinos at� hoje se debatem sobre qual a capital do forr�; a Bahia tamb�m tem l� as coisas dela; com base em qu� o Rio � o principal p�lo cultural? Pela Bossa Nova de algumas d�cadas atr�s? Pelo carnaval que, em tamanho, propor��o e dura��o, nem se compara �s festas juninas do interior do pa�s? Bom, pelo menos o funk carioca � engra�ado (e o melhor funk que eu j� ouvi veio de Niter�i, hehe).
Poder�amos dar algum cr�dito ao cinema do Rio, se n�o fosse t�o Rio-centrista e estagnado (tinha alguma necessidade pra lan�ar "Cidade de Deus" e banalizar um problema t�o s�rio? Digo, al�m de mais uma vez mostrar aos gringos aquilo que eles querem ver) e a Globo. Mais uma vez, n�o � uma quest�o de import�ncia (j� que h� outros �timos filmes feitos fora do Rio), mas de popularidade. Eles ainda t�m o glamour da �poca em que o Rio era a capital, a Globo � a 4a maior companhia de TV do mundo... e olha que eles j� montaram est�dios em S�o Paulo.
O Rio n�o � mais o maior p�lo econ�mico do Brasil. A Bossa Nova n�o � mais o g�nero mais popular das r�dios. O Maracan� t� caindo aos peda�os. Mas eles ainda tem o Cristo Redentor, o P�o de A��car, Ipanema e Copacabana.
� uma pena. O pr�prio estado do Rio tem coisa muito mais interessante, como Petr�polis. O povo de Niter�i parece muito mais gente fina. E as praias de Cabo Frio, melhores. E olha que morei no Rio por um ano. Mas enquanto o Rio tiver essa heran�a e se prender tanto a ela (at� porque, se eles n�o se prenderem � heran�a cultural, n�o t�m muito a que se prender), eles v�o ser famosos asssim.
concordo com o zeh...e o engra�ado eh q a imagem do brasil l� fora � de muito violento e tudo mais...
tb n�...rio...
tb nada contra o rio...eh uma cidade muito loca e tem muita mulher gostosa e gata...mas como o psycho falow tem outros lugares q, na minha humilde opini�o, botam o rio de janeiro no bolso...
[]'s
| quote: |
| Originally posted by The Darklord Eu gosto do rio... mas mesm'assim, prefiro o mar. (Ha Ha Ha Ha Ha Ha Ha Ha! Esta teve piada, n�o 'teve? N�o? Hmm, OK, adiante.) |
dark coloka ae fotos das praias q vc gosta...de portugal mesmo
� s� um exemplo (as pics n�o s�o minhas, mmmkay?); punha mais, mas esta � a que fica aqui mais ao p� e � p'r�onde o pessoal vai mais.
Po as praia da europa nao sao ruins pelo q vejo em fotos hehehe... � foda ir so pro rio � q nem se fosse ver so a torre eiffel em paris,ou o bigbang em londres....essas cidades tem uma vida cultural animal q o turista nao conssegue entrar de primeira so conhecendo o pessoal q mora no local.
H� outras coisas p'ra ver sem ser os clich�s. E deixo as segundas inten��es dest frase para smentes de cada um.
hint: monumentos
Eu acho que eh o seguinte: realmente o Rio eh do caralho... Foda eh que aqui nao existe a competencia para explorar o turismo... Voce ve o governo querendo que gringo va la pra bahia, natal, etc Nordeste em geral... Sem ser preconceito mas assim, pesquisas dizem que os hoteis nesses lugares quase ninguem fala ingles... porra, isso eh basico... Vai receber o americano la no hotel falando "oxente"? No rio o problema eh violencia. Os gringo vem, vao tomar um sol, um enxame de trombadinha vai la azucrinar. Imagina se essas coisas nao existissem, o tanto de turista que viria pra ca? O Rio eh uma cidade linda mesmo, mas eh foda.
Agora, a questao do cliche eh simples e existe em todos os paises... Se voce fosse a Franca, pra qual cidade iria primeiro? 
Bahaha! Essa � simples: Paris. Mas � s� por causa do aeroporto...
o furel! acho q pela primeira vez... desde que entrei nesse forum... tenho q discordar do que vc fala...
n adianta bulhunfas a cidade ser "maravilhosa" se vc n pode dar um rol� na praia sem ser assaltado...
uma cidade turistica n vive so do foco principal q atra os turistas(uma torre, uma praia, ou oq for...)
tem mt mais envolvido, seguran�a, conforto, entrem outras coisas...
cada lugar tem a sua parcela de culpa por n aproveitar todo o seu potencial turistico, o rio peca na seguran�a, o nordeste na infra-estrutura, e por assim vai... ai vc chega e bota a culpa no governo? q nd velho... venha pro nordeste pra vc ver como mts vezes eh o proprio povo q ferra com a propria cidade, a come�ar por recife mesmo... boa viagem eh uma praia bem suja... pq o povo ta poco se fudendo... e joga lixo no ch�o sem a menor cerimonia...
a prefeitura ja fez milhares de campanhas pra deixar a praia limpa, hj em dia ela gasta uma grana legal pra todo dia passarem um batalh�o de garis e algumas maquinas pra limpar a areia, e no dia seguinte vir esse povo porco daqui e sujar denovo... 
aff nem me fale...
o povo realmente fode o lugar...um exemplo tb eh a "Praia do Franc�s"
aki perto de macei�..affff
o meu primo fika puto pq fika akela mundi�a du kraio apodrecendo a praia...sendo q nas cadeiras, nas mesas e em todo lugar tem lixeiro...
meu primo nem reclama mais quando vai surfar l�...e t� akela galera apodrecendo tudo...aff