TranceAddict Forums (www.tranceaddict.com/forums)
- Portuguese
-- Boom
Boom
Bom, faz meses que nao apareco por aqui e pra ser sincero nem sabia que tava rolando essa parte em portugues. O problema eh que aqui so tem pela saco de van dyk que pra min nem trance eh...
N�o d� pra generalizar, v�i. Nem os membros do f�rum, nem trance em geral. Eu por exemplo, apesar de achar o PVD um excelente DJ, n�o gosto das produ��es dele (tirando uma ou duas). Ou seja, n�o creio que eu possa ser classificado como pela saco dele. Suponho que a maioria dos membros tamb�m sejam assim: todos t�m uma prefer�ncia, mas isso n�o significa ter a mente fechada.
E al�m do mais, � tudo quest�o de gosto: n�o � porque prefiro acid techno/acid trance � Goa que eu vou sair gritando pelo mundo que quem ouve goa � palha... 
Se voc� quiser mais gente aqui que ou�a psy-trance ou quaisquer outros estilos de trance, � s� trazer 
porque ser� que s� em portugal e brasil � que existe esta rivalidade entre o "psy" e o "euro"..? n�o consigo perceber..
Por qu�? Eu responsabilizo as r�dios e a radicalidade da cena psy dos pa�ses de l�ngua portuguesa (cujo radicalismo se deve �s r�dios).
N�s temos uma cena eletr�nica relativamente jovem em rela��o a outros pa�ses, e como em qualquer outro lugar do mundo, as r�dios insistem em inventar moda dizendo que "techno � o que h�" e tocar aquilo que os gringos chamam de "cheese", apenas pra cativar quem n�o � muito chegado em m�sica eletr�nica.
O psy � um g�nero que sempre conseguiu se manter subterr�neo, e devido ao fato do trance mel�dico ser constantemente profanado por alguns produtores muito comerciais, eles simplesmente o abominam (na maioria dos casos, at� onde eu sei, eles simplesmente abominam quase qualquer outro estilo
). Como tanto trance mel�dico e psy-trance s�o trance (para tristeza do Zoomp), h� uma certa rivalidade. Simples assim 
| quote: |
Originally posted by Maaz Como tanto trance mel�dico e psy-trance s�o trance (para tristeza do Zoomp), h� uma certa rivalidade. Simples assim |
| quote: |
| Originally posted by _The_Storm_ porque ser� que s� em portugal e brasil � que existe esta rivalidade entre o "psy" e o "euro"..? n�o consigo perceber.. |
C� t� dizendo que psy-trance tamb�m n�o � comercial(izado)? V�i, psy toca no intervalo da minha faculdade, pra voc� ter uma id�ia. Tudo quanto � festinha aqui em Bras�lia toca psy.
Quanto � "eurotrance", na verdade � um termo que n�o define propriamente um g�nero, pois n�o existe. Mas, se voc� se refere ao trance mel�dico dizendo que esse tipo de m�sica toca em r�dio, eu at� ouviria as tais r�dios, mas n�o � bem assim. Algumas m�sicas podem at� ficar mais populares por terem uma melodia mais empolgante e tal, mas � dif�cil ouvir Armin van Buuren, Ferry Corsten ou at� mesmo Ti�sto aqui. At� onde eu lembro, no Brasil, s� ouvi uma m�sica do Paul Van Dyk (We're alive). Agora, se eu te disser quais psy j� ouvi tocar em r�dio (foi na Transam�rica):
GMS feat. Chicago - We're on a mission from God (lembro at� hoje porque eu tinha o mp3)
Alien Project - Fa�o nem id�ia
Astrix - Tamb�m n�o fa�o id�ia, eu s� lembro os nomes porque eu achei engra�ado 
Desculpa jogar sua teoria por terra, mas existe uma pequena diferen�a entre comercial e comercializado. Tudo pode ser comercializado, at� o que n�o � comercial (como 90% do trance, seja ele mel�dico ou psicod�lico... os outros 10% s�o pra aquelas coisas idiotas do Ian Van Dahl, Lasgo e coisas do g�nero que, ali�s, aqui no f�rum n�o se costuma ouvir). Portanto, caro Zoomp, n�o generalize 
Voce nao leu direito oq eu disse, le mais uma vez. Primeiro nao disse que psy nao era comercializado, pq isso nao existe ,tudo eh comercializado, senao seria impossivel viver de musica. Agora existem generos musicais, como as Babas, que sao mais explorados .Como ja frisei, o principal objetivo de produtores de psy e' qualidade, e se isso traz ou nao dinheiro e' uma consequencia. Agora, dizer que psy e' mais pop e comercializado do que esses trances ridiculos ( lasgo, ian van dahl, ...) eh pura ignorancia. Se toca na sua faculdade, felicidade sua, pois posso te garantir que 99% das outras faculdades tocam FORRO, ou no maximo uns housezinhos ou babinhas.
Com trance mel�dico tamb�m � a qualidade que conta, ou voc� acha que o Paul Van Dyk sai vomitando grava��es pra ganhar dinheiro? N�o, e se, pelo fato dele ter se tornado famoso, isso o tornou um produtor de m�sica "baba", acho que temos um pequeno probleminha de defini��o
M�sica "baba", n�o � um g�nero m�sical: acontece com trance, house, jungle... e como definir, m�sica baba? M�sica com letra? Creio que n�o...
M�sica que muitas pessoas ouvem? Acho que "quantidade de ouvintes" n�o muda o g�nero de uma m�sica
Melodia cativante? Creio que n�o...
... ou seja... � relativo
E se eu achar que psy-trance � baba?
Nenhuma cena de m�sica eletr�nica � superior a outra: os produtores de psy tem os mesm�ssimos sentimentos que os produtores de trance mel�dico.... simples assim. A diferen�a � a popularidade, e s�.
Olha eu acho psy loco mas naum me leva aonde o melodico me leva...olha num vo fala q lasgo so faz merda ou aqle outro so faz coisa boa pq he comercial ou naum,eu acho q o problema aqui he:acha q o underground he melhor,oq num tem nada haver..olha pode ser mas as vezes ou�o umas coisas totalmente sem gra�a em psy tanto como no melodico....Olha eu acho a ideologia do underground muito legal mas as musicas do melodico me agradam mais....
Bom acho que essa discussao ja deu oq tinha que dar
BoOM!
Ol� amigos do Brasil!
Jah faz um tempinho que n�o escrevo nada, ent�o vou dar a minha opni�o sobre este t�pico. Eu pessoalmente adoro UPLIFTING e trance mel�dico e ele me leva pra um lugar onde nenhum outro gen�ro me leva. n�o curtia psy nem a pau... mas ai, como s� tem rave de psy aki em SP, acabei abrindo minha mente e hj digo que curto sim um psy... ali�s, curto qualquer forma de m�sica eletr�nica que seja INTELIGENTE. Do mesmo modo que tem muito trance baba, tem muito PSy rasgadeira sem um pingo de qualidade. Conclus�o: cheguei no ponto hoje onde n�o � necessariamente o gen�ro que faz a diferen�a, mas sim se a m�sica � inteligente ou n�o. Curto uma variedade de melodic trance, psy, prog house e tek-trance. Independente se a m�sica ou o gen�ro � comercial ou n�o, o que importante no final � o prazer de ouvir a m�sica. Essa guerra de trance vs. psy n�o vai nos levar a lugar nenhum. Vamos todos abrir as nossas mentes que vc. vai se surpreender como tem m�sica eletr�nica da qualidade por ai se vc. desencanar se � psy ou trance ou house etc.... Agora o que me deixa revoltado � como tem tanta gente que vai pra rave e s� curte o som com as drogas, principalmente na cena psy.. mas isso � outro t�pico que vou deixar pra outro dia
P.L.U.R.
Abra�o para todos os Brazilian- TAs... estou aki jah um bom temp�o (desde 2000) e � bom ver os brothers do brazil descobrindo o forum.
PS... kem kiser ouvir meu set em mp3, me manda um 'al�' que te passo o link (set de melodic trance com uns toques de psy)