Become a part of the TranceAddict community!Frequently Asked Questions - Please read this if you haven'tSearch the forums
TranceAddict Forums > Archives > Classic old threads / Inactive Forums > Retired Forums > Ibero-America > Portuguese > Sua pronúncia em português + escrita
Assinale as alternativas com as quais cê se identifica
You do not have permission to vote on this poll.
"Paz" rima com "pais" 2 1.92%
"Dez" rima com "bordéis" 2 1.92%
"Vocês" rima com "seis" 2 1.92%
"Algoz" rima com "sóis" 1 0.96%
"Arroz" rima com "depois" 3 2.88%
"Luz" rima com "azuis" 1 0.96%
Você pronuncia o "r" na palavra "perto" da mesma forma que na palavra "rato" 2 1.92%
Você pronuncia o "r" na palavra "perto" da mesma forma que na palavra "caro" 3 2.88%
Você pronuncia o "r" na palavra "perto" da mesma forma que um americano pronunciaria ("engolindo a língua") 1 0.96%
Na frase "Não tinha te dito que não era pra fazer isso", pelo menos um dos "nãos" soa como "num" 4 3.85%
A diferença, pra você, entre "apagaram" e "apagarão" é apenas a sílaba tônica 2 1.92%
Você pronuncia "nem um dia" e "nenhum dia" da mesmíssima forma 2 1.92%
Você pronuncia "rio", "ril" e "riu" da mesma forma 2 1.92%
Você pronuncia "ângulo" e "anglo" da mesma forma 3 2.88%
Você pronuncia "galhinho" e "galinho" da mesma forma 2 1.92%
Em "domingo" e "bonito", você pronuncia o "o" como se fosse "u" (Dumingu Bunitu) 4 3.85%
Você leria "tchau" e "tiao" da mesma forma (o seu "ti" tem som de "tchi") 3 2.88%
Você aportuguesaria "jeans" como "dins" (o seu "di" tem som de "dji" 4 3.85%
Você prefere seu leite gelado, e com achocolatado 1 0.96%
"Assiste" rima com "haxixe" 1 0.96%
Você pronuncia "doente" como se fosse "duente" 6 5.77%
Você pronuncia "teatro" como "tiatro" 3 2.88%
A letra "s" em "plasma" soa como "z" (plazma) 4 3.85%
Você fala "leite" pronunciando cada letra (lei-tê) 3 2.88%
Trezentos e cinqüenta quilômetros: pára um pouquinho, descansa um pouquinho, trezentos e cinqüenta quilômetros 3 2.88%
Você pronuncia "cascalho" como "cascai" ao falar rápido 1 0.96%
Você pronuncia "castelo" como "cachtelo/caxtelo" 1 0.96%
"Ouro" rima com "soro" 6 5.77%
"Caixa" rima com "acha" 5 4.81%
"Pereira" rima com "pêra" 1 0.96%
Você não fala português 1 0.96%
Em "as crianças tão brincando no quintal", você pronuncia o "s" como "r" ao menos uma vez 2 1.92%
Você às vezes come o "s" do plural ("as pessoas" ficaria "as pessoa") 2 1.92%
Você come o "s" da 1a pessoa do plural (como em "Vamo" no lugar de "Vamos") 5 4.81%
Você usa "a gente" com mais freqüência que "nós" 4 3.85%
Você usa "você" com mais freqüência que "tu" 3 2.88%
Você costuma falar "cê" com mais freqüência que "você" 3 2.88%
Você pronuncia as palavras de origem estrangeira com nossa pronúncia ("trance" soa como "trens" ou "trence") 3 2.88%
Você tem um outro costume que gostaria de comentar e que não adicionei aqui 1 0.96%
All your base are belong to us, move zig for great justice 2 1.92%
Total: 9 votes 100%
  [Edit Poll (moderators only)]

Pages (2): [1] 2 »   Last Thread   Next Thread
Share
Author
Thread    Post A Reply
Lira
Ancient BassAddict

Registered: Nov 2001
Sua pronúncia em português + escrita

Quem tiver um tempinho, por favor responda as perguntas acima. O motivo da enquete é porque estou tentando ver quais desses fenômenos são mais comuns no português do Brasil (eu não imagino que os europeus vão marcar alguma opção; porém, se o fizerem, por favor avisem ).

O assunto do tópico, porém não é bem esse. É que, quando a filha da empregada aqui de casa tava aprendendo a ler, notei quais eram as maiores dificuldades dela em português... e prestando atenção nos erros mais comuns, percebi que eles repetem um padrão. Por isso, eu tinha desenvolvido um alfabeto simplificado (com menos de 15 letras). As letras se combinam em sílabas (chapéu ficaria "cha" "péu") e o desenho das letras lembraria a posição da língua (pra consoantes) e a abertura da boca (vogais). O que cês acham desse tipo de idéia? Cês botariam fé, cês achariam inútil (dá pra escrever muito bem com o alfabeto latino),...

... sugestões e opiniões são bem-vindas

Old Post Mar-05-2004 17:57  Brazil
Click Here to See the Profile for Lira Click here to Send Lira a Private Message Visit Lira's homepage! Add Lira to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
BeeEee
Senior tranceaddict

Registered: Feb 2004

Ups ... eu votei primeiro, dps e q li o proposito desta votaçao. Ou seja ... 1 voto europeu ja la esta . Tb so pude assinalar 2 ou 3 espaços ...

Ja agora como e q vais interpretar os resultados ?
ou seja a q conclusao e q queres chegar ?

O teu objectivo c esse alfabeto seria aproximar a pronuncia brazileira da portuguesa ?

Dsc o meu voto n sei se vai atrapalhar

Old Post Mar-06-2004 04:06  Portugal
Click Here to See the Profile for BeeEee Click here to Send BeeEee a Private Message Add BeeEee to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
zeeeeh
Supreme tranceaddict

hehehehe

altas coisas q tem citado na votação a cima... são peculiaridades do sotaque nordestino... coisas q naum são faladas apenas pelo povo pobre... mais por gente q tem escolaridade... o melhor exemplo eh o vamo? aqui em recife mesmo... até eu falo! eheheh isso vem um pouco de outro termo usado pro mesmo significado... o tal do bora... bora nessa? ai acaba usando-se vamo nessa?

ehehehe
gostei =D

Old Post Mar-06-2004 04:07  Brazil
Click Here to See the Profile for zeeeeh Click here to Send zeeeeh a Private Message Add zeeeeh to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
BeeEee
Senior tranceaddict

LOL! eu reparei nisso qd votei ... tenho um amigo q tb e do recife ... e maior parte das opçoes serviam no caso dele.
e ele tb imita outras pronuncias doutras cidades brazileiras
Exactamente como nos em portugal .. a pronuncia varia de norte a sul do pais ( sendo um pais tao pequeno )

E como tu dizes e uma questao de pronuncia ... q depende do sitio onde se nasce. O brazil e tao grande ... tem uma variedade enorme de pronuncias ... o q n significa q sejam mais ou menos correctas.
Os erros q podem ser dados e na escrita e n na fala a meu ver

Old Post Mar-06-2004 04:19  Portugal
Click Here to See the Profile for BeeEee Click here to Send BeeEee a Private Message Add BeeEee to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
noikeee
dubstep convert

Registered: Apr 2002

+ um voto europeu, do magnifico sotaque madeirense

Old Post Mar-06-2004 15:32  Portugal
Click Here to See the Profile for noikeee Click here to Send noikeee a Private Message Visit noikeee's homepage! Add noikeee to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
Lira
Ancient BassAddict

quote:
Originally posted by BeeEee
Ja agora como e q vais interpretar os resultados ?

Eu tou vendo como os falantes de língua portuguesa consideram a sua própria pronúncia: o que eles reconhecem como verdadeiro e o que eles acham falso. Até que ponto existe uma "unidade" linguística no Brasil, ou entre Brasil e Portugal.

Pra isso, porém, não posso me pegar como padrão. Apesar de eu, por exemplo, ter marcado como verdadeiras as primeiras 5 opções, apenas "arroz -> depois" foi confirmada como uma ditongação comum (eu sempre ponho esse "i" antes do "s" ou "z" se a última sílaba for a tônica, o que eu acho que é normal em Brasília). Se eu fizer alguma coisa, tenho que baseá-la na pronúncia comum, não só na minha
quote:
Originally posted by BeeEee
O teu objectivo c esse alfabeto seria aproximar a pronuncia brazileira da portuguesa ?

Tecnicamente é impossível mudar assim a pronúncia de alguém (quem dirá de um país inteiro). Há várias coisas diferentes entre o portugues brasileiro e o europeu (como a excessiva redução vocálica na Europa e a excessiva palatalização no Brasil). A única coisa que o alfabeto faria seria simplificar a escrita, deixando no papel exatamente aquilo que se diz. Um alfabeto fonético, por assim dizer. Dessa forma, as pessoas escreveriam como falam, o que, apesar de criar um primeiro distanciamento entre os dialetos do português, ajudaria a derrubar o mito de haver "dialetos" superiores (isto é, "Português errado"). Sem contar que, a escrita com o alfabeto latino é realmente sofrível: pegue a expressão "sem exceções asseguradas". Você escreve o "s" de 4 formas diferentes "s", "xc", "ç" e "ss", por motivos meramente históricos.
quote:
Originally posted by zeeeeh
altas coisas q tem citado na votação a cima... são peculiaridades do sotaque nordestino... coisas q naum são faladas apenas pelo povo pobre... mais por gente q tem escolaridade... o melhor exemplo eh o vamo? aqui em recife mesmo... até eu falo! eheheh isso vem um pouco de outro termo usado pro mesmo significado... o tal do bora... bora nessa? ai acaba usando-se vamo nessa?

É, a gente usa "vamo" aqui também. Na verdade, eu dificilmente coloco esse "s" final, apesar de me considerar um caso extremo Isso é normal em todo o território nacional, até onde eu saiba, com exceção do sul. Acho eu, que isso nasceu da aspiração da letra "s", comum no nordeste. Considerando "h" o "r" da palavra "rato", não é difícil ver alguém aí dizendo "Ah criançah tão jogando bola". A gente também aspira no "r", como em "veh", "estah", "dizeh"... e, em dialetos onde essa aspiração ficou mais sutil, o som simplesmente sumiu, fazendo com que "ver" e "vê" constantemente tenham a mesma pronuncia. O mesmo vale pro "s". No meu caso, eu diria "Eu e meus amigos não queremos fazer isso" como "Eu e meus amigo não queremo fazê isso", o que mataria um elitista
quote:
[i][b]Originally posted by BeeEee
Os erros q podem ser dados e na escrita e n na fala a meu ver

As diferenças de pronúncia não são erros e sim, padrões diferentes. O meu objetivo é apenas simplificar a escrita e fazer uma escrita que valorize a forma regional de falar. Muitos diriam que isso levaria ao caos, mas, se a gente se entende falando, não tem porque não se entender escrevendo

Old Post Mar-06-2004 17:05  Brazil
Click Here to See the Profile for Lira Click here to Send Lira a Private Message Visit Lira's homepage! Add Lira to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
nettwerk
Coming back for more!

Registered: Jul 2002

Bem, eu já tinha votado ontem, ou seja, mais um europeu...
... e desta vez, um puro exemplar da raça alentejana, terra onde nós gostamos de "falári à nossa manêra"

Apenas uma curiosidade: quand'eu andava no Secundário, a minha professora de Português (uma daquelas que qualquer um tem medo de apanhar) perguntou-me porqu'é qu'eu "falava à brasileira", e eu respondi-lhe que na minha terra também se fala muito com o gerúndio (trabalhando, ouvindo, apagando,...).

No, I'm not aplz.

Old Post Mar-06-2004 17:59  Portugal
Click Here to See the Profile for nettwerk Click here to Send nettwerk a Private Message Visit nettwerk's homepage! Add nettwerk to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
BeeEee
Senior tranceaddict

É bem lira ... ja entendi .
E ainda bem q existem diferentes pronuncias ... senao seria mto monotono .

A lingua portuguesa e bastante complexa ... o q dificulta a sua aprendizagem (principalmente para os estrangeiros).
Aquilo de q falas : "deixando no papel exactamente o q se diz" ... e um pouco aquilo q se faz aqui na net...

N sei se entendi bem, mas n concordo c isso, ou melhor n vejo necessidade. para alem do mais n acho mt correcto mudar a maneira como as palavras se escrevem actualmente... e haver uma distinçao entre o dicionario portugues e o portugues no brazil (se e a isso q te referes)começaria a aparecer no dicionario ai no brazil "naum" em vez de não..."mais" em vez de "mas"... "sem escessões" para sem exceções" (aqui escreve-se excepções s n tou em erro ..lol) ,etc ...

Nem td na vida tem ou deve ser facilitado ... dd q aprendas uma lingua dd criança e tenhas tido escolaridade n vais ter problemas na escrita ... e mm pra quem n tem acesso a escolaridade as dificuldades serao qs as mms.

Mas acho bem interessante q tenhas pensado nisso ... e quem sabe fosse mm uma soluçao ... eu ficaria triste se houvesse uma adaptaçao brazileira para escrita portuguesa... bem melhor mantermos o q ainda temos em comum em vez de nos distanciarmos (ja basta geograficamente)

(P.S - e provavel q ainda n tenha captado a tua ideia ... ate pq estou c sono ! lol )

Old Post Mar-06-2004 20:15  Portugal
Lira
Ancient BassAddict

hehe, é esse problema da distância que dá um certo problema.

Ao simplificar o alfabeto, o problema do anafalbetismo poderia ser resolvido, já que português é realmente um pouco traiçoeiro na escrita. O detalhe é: vocês de Portugal reconhecem o "ê" de "verdade" como "ê" ou como "â". Se reconhecerem como "ê", dá na mesma; se reconhecerem como "â", aí a coisa já dificulta um pouco...

... mas, o alfabeto facilitaria as coisas, ao aceitar as diferenças e, quanto à padronização; bom, eu tenho que ver os resultados daqui

Old Post Mar-06-2004 21:03  Brazil
NicklessGuy
Coisinha Tosca da Mamãe

Registered: Dec 2002
Bem, eu jápenso exatamente o inverso, tudo q pode ser melhorado, simplificado e feito d forma mais engenhosa, pq nao fazer? a tendência das coisas é evoluir, não estacionar.
As pessoas se acostumam e se apegam a conceitos q poderiam ser mais simples e fáceis para quem ainda vai ter q absorvê-los, por medo d mudar e apego mesmo.
Essas mudanças já acontecem naturalmente, antigamente por exemplo falava-se "vósmicê" ao invés d "você", e isso é só um exemplo, entao essas alterações ja acontecem, só q d uma forma lenta e disfarçada q não da p/ as pessoas irem percebendo e se contrariando. Se mudasse d uma hora p outra muita gente ia odiar (pessoas q já sabem, mas com certeza não levam em conta qt gente ficaria feliz com a oportunidade de aprender de uma forma mais acessível para elas).

Como o Lira falou, a exemplo do Japão, há muito tempo atrás eles criaram o alfabeto alternativo Hiragana e isso praticamente zerou o índice de analfabetismo do país, e nem foi preciso alterar a escrita original.

Eu apoio a idéia e inclusive sempre me perguntei pq o português é tão sem padrão. Cada situação se usa palavras, pronomes e artigos diferentes, sem um motivo que justifique, apenas se usa e pronto. Isso é legal pq enriquece a língua, mas deveria se constituir apenas d opicionais, e não ter uso obrigatório.

Old Post Mar-07-2004 11:37  Brazil
Click Here to See the Profile for NicklessGuy Click here to Send NicklessGuy a Private Message Add NicklessGuy to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
Lira
Ancient BassAddict

quote:
Originally posted by NicklessGuy
Bem, eu já penso exatamente o inverso, tudo q pode ser melhorado, simplificado e feito d forma mais engenhosa, pq nao fazer? a tendência das coisas é evoluir, não estacionar.

Era o que eu tinha pensado
quote:
Como o Lira falou, a exemplo do Japão, há muito tempo atrás eles criaram o alfabeto alternativo Hiragana e isso praticamente zerou o índice de analfabetismo do país, e nem foi preciso alterar a escrita original.

Pois é... da mesma forma, o Hangul na Coréia conseguiu fazer com que, uma escrita que demorava (no mínimo) 5 anos pra ser aprendida, fosse substituída por outra que se aprende em 5 horas
quote:
Eu apoio a idéia e inclusive sempre me perguntei pq o português é tão sem padrão. Cada situação se usa palavras, pronomes e artigos diferentes, sem um motivo que justifique, apenas se usa e pronto. Isso é legal pq enriquece a língua, mas deveria se constituir apenas d opicionais, e não ter uso obrigatório.

Etimologia, é culpa dela

Pra início de conversa, o alfabeto português (não é um nome correto, mas dá pra entender) é uma adaptação do alfabeto latino, que é uma adaptação do alfabeto grego, que é uma adaptação doutra adaptação de mais uma adaptação do alfabeto fenício. Da mesma forma que uma brincadeira de telefone sem fio, as letras que em fenício representavam as palavras que começavam com aquele som em particular, agora só têm parte do formato intacto - com o detalhe de não nos lembrar coisíssima alguma, já que ninguém sabe fenício.

Pra piorar as coisas, nossa língua conserva a estrutura de escrita do latim com algumas adaptações que foram necessárias. Qualquer um sabe que, apesar de ser sub-produto, um luso-brasileiro normal não entende latim, e até a pronúncia do latim era bastante diferente da do português.

Por isso pensei num alfabeto simplificado que pudesse ser aprendido em uma semana, e cujo formato lembrasse a pronúncia, de forma a facilitar a leitura (e escrita). Assim não riríamos mais quando alguém, por ingenuidade escrevesse "gazolina" ou "essessão"

Old Post Mar-07-2004 14:51  Brazil
NicklessGuy
Coisinha Tosca da Mamãe

Registered: Dec 2002
Pois é, mas d qq forma eu sou suspeito para falar pq sou do tipo praticidade-acima-de-tudo (a nao ser em se tratando d temas artisticos ou coisas relacionadas onde o importante é exatamente essa riqueza ou complexidade).

É aí q pega, isso mata o lado artístico da língua, mas eu acho q tem q ter um meio termo. tem q ter uma alternativa p simplificar as coisas, sem q deixe d haver uma certa beleza na língua.

Eu sou a favor das mudanças graduais q vão acontecendo, assim ng fica chocado e de cabelo em pé (afinal é para facilitar, mas se muda muito d uma hora p outra, dificulta p/ kem tem q reaprender tudo).

Old Post Mar-07-2004 15:49  Brazil
Click Here to See the Profile for NicklessGuy Click here to Send NicklessGuy a Private Message Add NicklessGuy to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message

TranceAddict Forums > Archives > Classic old threads / Inactive Forums > Retired Forums > Ibero-America > Portuguese > Sua pronúncia em português + escrita
Post New Thread    Post A Reply

Pages (2): [1] 2 »  
Last Thread   Next Thread
Click here to listen to the sample!Pause playbackUnknown spiritual Goa trance with choir samples [2003] [1]

Click here to listen to the sample!Pause playbackPaul van Dyk - "Words" (Mana Mix) [2003]

Show Printable Version | Subscribe to this Thread
Forum Jump:

All times are GMT. The time now is 16:05.

Forum Rules: