Become a part of the TranceAddict community!Frequently Asked Questions - Please read this if you haven'tSearch the forums
TranceAddict Forums > Archives > Classic old threads / Inactive Forums > Retired Forums > Ibero-America > Portuguese > Estilos e Musicas
Pages (2): [1] 2 »   Last Thread   Next Thread
Share
Author
Thread    Post A Reply
drizimm
Junior tranceaddict

Registered: Dec 2003
Estilos e Musicas

e ai trancers ! heheh
primero post aki meu..hehe..queria MTO saber a diferença de alguns estilos...queria explicações + exemplos de musicas... pra eu poder pegar e intender..hehehe..
os estilos que eu queria saber a diferença sao: progressive house, hard house, uplifting trance, progressive trance, eurotrance, techtrance e hard trance..
queria MTO saber a diferença... alguem poderia me explicar por favor?
por exemplo..que estilo que o Sasha toca? e o Paul van Dyk e o (erradamente) chamado "techno" que toca nas radios, como Dj Sammy e Lasgo?
valeeeeeeu =)

Old Post May-06-2004 23:11  Brazil
Click Here to See the Profile for drizimm Click here to Send drizimm a Private Message Add drizimm to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
Lira
Ancient BassAddict

Registered: Nov 2001

Progressive House/Progressive Trance:
É um gênero razoavelmente velho, quando no meio dos anos noventa, o "Leftfield" denominou de house progressivo a mistura de house e trance que eles começaram a fazer (era uma união progressiva entre os dois estilos). Nisso, os produtores de trance também começaram a fazer músicas com elementos do house, o que resultou numa maciça houseficação do trance transformando-o em algo completamente diferente do que era antes (entro nesse mérito depois), e o trance progressivo também veio à tona. A diferença entre eles é bastante sutil, aliás. Com o tempo cê vai pegando

Exemplos:
Sasha - Xpander
Leftfield - Open Up
Weekend Players - Into the Sun

Hard Trance:
É o que traduziríamos como trance pesado. Com uma batida mais forte e menos elementos do que o trance normal, trance pesado é um gênero que, pouco a pouco, tem perdido terreno pro hardstyle (que é simplesmente trance melódico com batidas mais fortes, ou seja, é algo pesado e leve ao mesmo tempo). Aqui vai exemplos de ambos estilos:

Hardtrance -> Embargo - Blackout
Hardstyle -> Blutonium Boy vs Dj Neo - Hardstyle nation

UK Hard House:
Toda vez que vier "UK" antes de "hard" é porque os gêneros bretões de música pesada tem algo em comum - eles são mais rápidos e mais frenéticos, mas não necessáriamente "pesados". É outro estilo que tem evoluído bastante, adotando vários elementos do trance mais antigo, tornando o estilo outrora "besta" em algo bastante interessante. Uma característica peculiar é que, como a maioria dos gêneros pesados, começou com menos elementos que o house normal, o que faz muitas pessoas questionarem a sua "housecidade".

BK & Nick Sentience - Noise
Cortina - The music is moving

Uplifting trance/Eurotrance:
Voltando à história do trance progressivo, vale a pena lembrar que a música passou por um grande processo de houseficação (o que era de fato o objetivo dos compositores de trance progressivo). Pois bem. Uma das vertentes da música house, o eurodance, tinha características bem carismáticas entre o público, como vocais predominantemente feminino (e as cantoras, por diversas vezes roubavam a cena e tinham mais atenção), sons de serra (é um som de formato peculiar /|/|/| ou algo assim) e a batida característica (o tuntstum ). Esse gênero, porém, teve sua decadência em meados dos anos 90, com o aparecimento de hits como "Robert Miles - Children" onde a melodia cativante do dance era usado instrumentalmente, tendo a ênfase de volta nos produtores (que era quem, afinal, fazia a música). Isso foi desenvolvendo e caiu no agrado do trance já adaptado ao house, com a diferença de que agora os produtores recebiam o mérito.

A diferença entre trance melódico e eurotrance é sutil. Enquanto no trance melódico a uma maior ênfase na produção (às vezes exagerada) se tornando algo mais calmo (pega qualquer coisa do Armin Van Buuren), e no eurotrance a ênfase é naquele clima feliz de festa (pega qualquer coisa da Lasgo) e, por motivos que não entendo, sofre algum preconceito (você vai ver muito gringo chamando isso de "cheesy"). Sinceramente, o estilo é divertido bagarai

Tenho que ir dormir, eu deixo o tech-trance pro Jack

Old Post May-07-2004 01:03  Brazil
Click Here to See the Profile for Lira Click here to Send Lira a Private Message Visit Lira's homepage! Add Lira to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
drizimm
Junior tranceaddict

Registered: Dec 2003

desculpa a expressao mais, caralho, nunca ninguem tinha me explicado tao bem esse assunto que nem vc meu...valeu mesmo..d+...

agora jah dah pra difeenciar um pouco..
soh me resta umas duvidas...por exemplo:
paul van dyk, oakenfold e tiesto, c encaixam em qual dessas vertentes ? prog trance ?
e dj isaac, groove coverage, darude..que acredito eu que sejam do mesmo estilo, qual das vertentes ?
porque que o psy trance, que na minha opiniao eh totalmente diferente do trance, leva esse nome ?
e por ultimo duas mais nada a ver...
o som que o fatboy slim toca (e nao o que ele produz), tipo Tim Deluxe, XPress-2, Groove Armada e etc, que estilo eh esse ?
e...como vc definiria o estilo de Born Slippy (a original, pq axo que essa eh a musica que mais tem remixes heheh) ??
po..valeu mesmo kra..de verdade..

Last edited by drizimm on May-07-2004 at 02:39

Old Post May-07-2004 02:02  Brazil
Click Here to See the Profile for drizimm Click here to Send drizimm a Private Message Add drizimm to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
Cristiano
Supreme tranceaddict

Registered: May 2002

quote:
Originally posted by Lira
Tenho que ir dormir, eu deixo o tech-trance pro Jack

É nóis...hehehehehhehe

Tech Trance:

Surgiu logo depois que o trance caiu na fórmula "cheesy", em meados de 99. Mauro Picotto e Marco V são os principais precursores. Eles juntaram os drums incessantes do techno com os pads viajantes do trance. Detalhe: o bassline nesse estilo, é uma das características marcantes.

Exemplos:

Mario Piu vs Fabio MC - Invaders
Marco V - Godd
Mauro Picotto - Pegasus

[]s

http://www.energybr.net
http://www.trance.blogger.com.br

Old Post May-07-2004 02:53  Brazil
Click Here to See the Profile for Cristiano Click here to Send Cristiano a Private Message Visit Cristiano's homepage! Add Cristiano to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
Cristiano
Supreme tranceaddict

Registered: May 2002

Como diria Jack o estripador, vamos por partes...hehehehehehhe

quote:
Originally posted by drizimm
soh me resta umas duvidas...por exemplo:
paul van dyk, oakenfold e tiesto, c encaixam em qual dessas vertentes ? prog trance ?

Depende...
Paul Van Dyk segue uma linha bem melódica, é mais uplifting, mas ele também tem algumas coisas mais progressive.

Oakenfold atualmente é mais progressive "house" do que "trance".

Tiësto é como o PVD, atualmente ele tem variado muito em suas produções, como "Traffic" que é mais tech e a nova "Love Comes Again" que é mais uplifting.

quote:
e dj isaac, groove coverage, darude..que acredito eu que sejam do mesmo estilo, qual das vertentes ?

Apesar de serem bem comerciais, eles se encaixam no hard trance.

quote:
porque que o psy trance, que na minha opiniao eh totalmente diferente do trance, leva esse nome ?

Porque ele já teve um "Q" de trance, principalmente na época em que ele ainda era chamado de Goa, mas atualmente eu tb acho que de trance o psy não tem mais nada.

quote:
e por ultimo duas mais nada a ver...
o som que o fatboy slim toca (e nao o que ele produz), tipo Tim Deluxe, XPress-2, Groove Armada e etc, que estilo eh esse ?

O Norman Cook (Fat Boy Slim) não tem um estilo próprio, como ele mesmo disse em uma entrevista. Mas ele passeia muito entre o house, breakbeat e techno.

quote:
e...como vc definiria o estilo de Born Slippy (a original, pq axo que essa eh a musica que mais tem remixes heheh) ??

"Na minha opinião" eu definiria Born Slippy como trance, apesar dos produtores do Underworld terem sidos mais voltados ao progressive house.

That's it...

[]s

http://www.energybr.net
http://www.trance.blogger.com.br

Old Post May-07-2004 03:03  Brazil
Click Here to See the Profile for Cristiano Click here to Send Cristiano a Private Message Visit Cristiano's homepage! Add Cristiano to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
PlasticSoul
I know you love me too.

Registered: Aug 2003

Bom, eu concordo em tudo que o Lira e o Jack falaram, bom, quase tudo, exceto a afirmaçaum:

"hardstyle (que é simplesmente trance melódico com batidas mais fortes, ou seja, é algo pesado e leve ao mesmo tempo)."

Pode ser pesado e leve ao mesmo tempo, como Yoji Biomehanika (eleito algumas vezes como melhor dj de Hardstyle), mas no geral naum axu que seja melódico...

Akeles sets da Qlimax...afff... como diriam os gringos...
"boring like hell"

Perdoe...

Old Post May-07-2004 16:21  Brazil
Click Here to See the Profile for PlasticSoul Click here to Send PlasticSoul a Private Message Visit PlasticSoul's homepage! Add PlasticSoul to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
Lira
Ancient BassAddict

quote:
Originally posted by PlasticSoul
Pode ser pesado e leve ao mesmo tempo, como Yoji Biomehanika (eleito algumas vezes como melhor dj de Hardstyle), mas no geral naum axu que seja melódico

Isso porque o Yoji não toca só hardstyle. Eu ia adicionar isso ao post do jack hoje de manhã, mas não deu tempo: podemos apenas "categorizar" músicas, mas é dificílimo achar um artista que só toque a mesma coisa. No caso do Yoji, ele toca mais nrg do que hardstyle (aliás, apesar dele ser um dos meus DJ's favoritos, eu não gostei daquela música hardstyle que ele fez).

Eu tinha algumas outras coisas a dizer, mas deixo pra outo dia

Old Post May-07-2004 17:28  Brazil
Click Here to See the Profile for Lira Click here to Send Lira a Private Message Visit Lira's homepage! Add Lira to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
maluco
não enche meu saco

Registered: Jul 2002

no final das contas é tudo EDM...

Old Post May-07-2004 19:04  Brazil
Click Here to See the Profile for maluco Click here to Send maluco a Private Message Add maluco to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
NicklessGuy
Coisinha Tosca da Mamãe

Registered: Dec 2002
Mmmm, eu n vejo nenhum traço d trance na versão original (mesmo) d Born Slippy

Old Post May-09-2004 15:27  Brazil
Click Here to See the Profile for NicklessGuy Click here to Send NicklessGuy a Private Message Add NicklessGuy to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
maluco
não enche meu saco

quote:
Originally posted by Lira
Esse gênero, porém, teve sua decadência em meados dos anos 90, com o aparecimento de hits como "Robert Miles - Children"

c'mon man
magoei.....

Old Post May-09-2004 17:14  Brazil
Click Here to See the Profile for maluco Click here to Send maluco a Private Message Add maluco to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
Lira
Ancient BassAddict

quote:
Originally posted by Quivver
c'mon man
magoei.....

Eu me referia ao eurodance antigo (dance com vocais) e ao nascimento do trance melódico Véi, eu me amarro naquela música

E concordo com o Nickless, Born Slippy não contém elementos pra ser chamado de trance apesar de cair muito bem nos sets de dj's famosos no estilo. Mais de 8 minutos dá música é puramente techno (com aquela batida forte) e, no momento de calmaria, é uma coisa que talvez pudesse ser colocada em uma espécie de chill-out. Por essa tamanha diferença, não é uma música que sirva de exemplo pra nenhum estilo

Old Post May-09-2004 18:02  Brazil
maluco
não enche meu saco

Born Slippy é um som bem eclético... hehe

Old Post May-09-2004 18:08  Brazil

TranceAddict Forums > Archives > Classic old threads / Inactive Forums > Retired Forums > Ibero-America > Portuguese > Estilos e Musicas
Post New Thread    Post A Reply

Pages (2): [1] 2 »  
Last Thread   Next Thread
Click here to listen to the sample!Pause playbackPlease help! Song ID ??? [2003] [0]

Click here to listen to the sample!Pause playbackKamaya Painters - Far From Over [2002]

Show Printable Version | Subscribe to this Thread
Forum Jump:

All times are GMT. The time now is 21:28.

Forum Rules: