Become a part of the TranceAddict community!Frequently Asked Questions - Please read this if you haven'tSearch the forums
TranceAddict Forums > Archives > Classic old threads / Inactive Forums > Retired Forums > Ibero-America > Portuguese > Você vs. Senhor/Senhora/Senhorita
  Last Thread   Next Thread
Share
Author
Thread    Post A Reply
Lira
Ancient BassAddict

Registered: Nov 2001
Você vs. Senhor/Senhora/Senhorita

Como vocês fazem a diferença ao falar com uma pessoa ou mais velha ou em cargo superior com quem vocês não tenham intimidade?

Eu trabalho na UnB e tive que falar com uma pessoa do Setor de Recursos Humanos e que deve ter uns 30~40 anos. Normalmente, eu falo fazendo o menor uso de pronomes possível (pra evitar problemas), só que num momento eu precisei dizer que queria falar com ela. Quando eu disse "Eu preciso falar com a senhora", a mulher me deu uma resposta tão mal-criada que quase pedi desculpa e desliguei o telefone. E não foi a primeira vez (tanto com pessoas querendo ser chamado de você como pessoas querendo ser chamadas de senhor(a)). E "senhorita" aqui em Brasília parece ter um tom tão pejorativo (de "O que a senhorita pensa que está fazendo, hein?"). Tem gente que, se cê fala "você", fica ofendido. Tem gente que, se cê fala "senhor", fica ofendido. Caramba...

Old Post Nov-04-2004 19:46  Brazil
Click Here to See the Profile for Lira Click here to Send Lira a Private Message Visit Lira's homepage! Add Lira to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
nettwerk
Coming back for more!

Registered: Jul 2002

Tive uma professora aqui há uns anos que ia aos arames sempre que a tratávamos por "você". Eu, se calhar, no teu caso, se essa pessoa reclamasse, dava-lhe um tiro e escondia o corpo. Poupa tantas dores de cabeça...

No, I'm not aplz.

Old Post Nov-04-2004 20:02  Portugal
Click Here to See the Profile for nettwerk Click here to Send nettwerk a Private Message Visit nettwerk's homepage! Add nettwerk to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
BRAZUKA
Oldschool Trance Lover!!!

Registered: Sep 2003

quote:
Originally posted by The Darklord
Tive uma professora aqui há uns anos que ia aos arames sempre que a tratávamos por "você". Eu, se calhar, no teu caso, se essa pessoa reclamasse, dava-lhe um tiro e escondia o corpo. Poupa tantas dores de cabeça...

Old Post Nov-05-2004 01:56  Brazil
Click Here to See the Profile for BRAZUKA Click here to Send BRAZUKA a Private Message Add BRAZUKA to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
noikeee
dubstep convert

Registered: Apr 2002
Re: Você vs. Senhor/Senhora/Senhorita

quote:
Originally posted by Lira
Eu trabalho na UnB e tive que falar com uma pessoa do Setor de Recursos Humanos e que deve ter uns 30~40 anos. Normalmente, eu falo fazendo o menor uso de pronomes possível (pra evitar problemas), só que num momento eu precisei dizer que queria falar com ela. Quando eu disse "Eu preciso falar com a senhora", a mulher me deu uma resposta tão mal-criada que quase pedi desculpa e desliguei o telefone. E não foi a primeira vez (tanto com pessoas querendo ser chamado de você como pessoas querendo ser chamadas de senhor(a)). E "senhorita" aqui em Brasília parece ter um tom tão pejorativo (de "O que a senhorita pensa que está fazendo, hein?"). Tem gente que, se cê fala "você", fica ofendido. Tem gente que, se cê fala "senhor", fica ofendido. Caramba...

solução: perguntar o nome e tratar por ele?

Old Post Nov-05-2004 10:15  Portugal
Click Here to See the Profile for noikeee Click here to Send noikeee a Private Message Visit noikeee's homepage! Add noikeee to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
*Nati*
Supreme tranceaddict

Registered: Nov 2003

quote:
Originally posted by The Darklord

HAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHA esse Dark!

Mas ah comigo sei lá tenho costume de chamar as pessoas de Senhora, Senhor mesmo....geralmente qdo o povo não gosta, eles falam do q preferem ser chamados...nunca aconteceu comigo de a pessoa ser estupida! Tbm se fosse bah...faria questão de chama-las de SENHOR/SENHORA

Old Post Nov-09-2004 23:07  Brazil
Click Here to See the Profile for *Nati* Click here to Send *Nati* a Private Message Visit *Nati*'s homepage! Add *Nati* to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
Lira
Ancient BassAddict

quote:
Originally posted by *Nati*
Tbm se fosse bah...faria questão de chama-las de SENHOR/SENHORA

Meu salário tava literalmente nas mãos dela

Old Post Nov-09-2004 23:53  Brazil
Click Here to See the Profile for Lira Click here to Send Lira a Private Message Visit Lira's homepage! Add Lira to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
*Nati*
Supreme tranceaddict

quote:
Meu salário tava literalmente nas mãos dela

hummmmmmmm ai complica
Mas ah q mulhé estupida!!!....nesse caso eu pediria desculpas e perguntaria como eu poderia chama-lá...

Bah...tenho certeza essa mulhé é uma velhota q esta de mal com a vida pq ta toda enrugada e se alguém vem xama-la de senhora ela se sente ofendida!

Old Post Nov-11-2004 21:57  Brazil
Click Here to See the Profile for *Nati* Click here to Send *Nati* a Private Message Visit *Nati*'s homepage! Add *Nati* to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
nettwerk
Coming back for more!

Era de homem levantares o dedo do meio p'ra ela quando a "senhora" começasse a implicar pelo tratamento. Na há cá pão p'ra malucos, pois então...

No, I'm not aplz.

Old Post Nov-12-2004 00:55  Portugal
Click Here to See the Profile for nettwerk Click here to Send nettwerk a Private Message Visit nettwerk's homepage! Add nettwerk to your buddy list Report this Post Reply w/Quote Edit/Delete Message
Lira
Ancient BassAddict

Da próxima vez levanto o dedo, Darklord, só que pelo telefone não acho que faça muita diferença
quote:
hummmmmmmm ai complica
Mas ah q mulhé estupida!!!....nesse caso eu pediria desculpas e perguntaria como eu poderia chama-lá...

Bah...tenho certeza essa mulhé é uma velhota q esta de mal com a vida pq ta toda enrugada e se alguém vem xama-la de senhora ela se sente ofendida!

Você acertou metade... acho que o que emputeceu ela é que ela tem 40 e não é casada... sabe como é aquele lance de que "senhorita - solteira; senhora - casada", pois então.

Old Post Nov-12-2004 02:48  Brazil
*Nati*
Supreme tranceaddict

quote:
Da próxima vez levanto o dedo, Darklord, só que pelo telefone não acho que faça muita diferença

Você acertou metade... acho que o que emputeceu ela é que ela tem 40 e não é casada... sabe como é aquele lance de que "senhorita - solteira; senhora - casada", pois então.

uhauhauhauahuha saquei saquei...mas né? só podia ser!

Mas hey Lira...no fim tu pediu desculpa ou não?

Old Post Nov-12-2004 23:46  Brazil
nettwerk
Coming back for more!

quote:

Melhor ainda: porque não inserir no meio da conversa telefónica uma das seguintes frases?
«De repente disse que não. 'Tou-m'a cagar p'rá sua conversa... minha senhora.»
«Devo avisá-la, minha senhora, que a sua conversa me fez levantar o dedo do meio. Tire daí as suas elações.»
Depois, claro... podes sempre pedir um aumento. Perdido por cem, perdido por mim... e afinal de contas, estás a demonstrar coragem e desinibição (é assim?) de falar com as pessoas e de lhes dizeres o que pensas delas... bla bla bla, demasiada teoria.

No, I'm not aplz.

Old Post Nov-13-2004 00:23  Portugal
Lira
Ancient BassAddict

quote:
Mas hey Lira...no fim tu pediu desculpa ou não?

Não porque não só eu fiquei muito sem graça como não fiz nada de errado mesmo

Old Post Nov-13-2004 01:10  Brazil

TranceAddict Forums > Archives > Classic old threads / Inactive Forums > Retired Forums > Ibero-America > Portuguese > Você vs. Senhor/Senhora/Senhorita
Post New Thread    Post A Reply

Last Thread   Next Thread
Click here to listen to the sample!Pause playbackPLZ ID this track from Dana Liveset [2003] [0]

Click here to listen to the sample!Pause playbackMarc Aurel - "The Sound Of Love (Marc Aurel Mix)" [2002]

Show Printable Version | Subscribe to this Thread
Forum Jump:

All times are GMT. The time now is 09:14.

Forum Rules: