|
A Globo é muito Rio-centrista?
|
View this Thread in Original format
| Maaz |
Beleza, faz tempo que não assisto TV direito, mas tem uma coisa que sempre estranhei na Globo: ela parece girar em torno do Rio de Janeiro.
Não que eu tenha algo contra a cidade. Mesmo sendo de família paulista (:D), quem é de Brasília sabe que tem muito carioca (ou quem quer ser que nem eles) por aqui, e eu até gosto de funk (sem contar que tem TA's muito gente-fina de lá, como o Nickless). Mas acho estranho que toda novela, quando não é no Rio de hoje, é tirando sarro do nordeste (de forma que os nordestinos não se identificam) ou fazendo filmes épicos do sul (tipo a casa das 7 mulheres). O que aconteceu com o resto do Brasil? São Paulo é a maior cidade do Brasil, Brasília é a capital, e outras cidades como Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Florianópolis,... não lembro sequer de um seriado que tenha sido passado lá. Lembro uma vez deles terem dito que era porque o Rio era "a capital cultural do Brasil", mas não seria porque as outras cidades são "ignoradas"?
Quero uma novela em Brasília :( E sem CPI :D |
|
|
| Martinez |
| Sou carioca de nascimento, mas brasiliense de coração, e concordo contigo Maaz.. achei massa o filme o home q copiava, cheio de ator da globo, se passando em porto alegre, realmente uma mudança ia bem. Acho q o principal problema é quanto aos estudios que ficam quase todos lá, e acaba se tornando caro fazer outras coisas fora de lá.. mas po, globo é globo, uma das maiores do mundo acho q não custava variar um pouco |
|
|
| Furel |
Fizeram um seriado daqui de BH: Hilda Furacão!
Agora, a Globo é riocentrista por um só motivo: A Globo é carioca! (ou não?). Caso eu esteja certo, acho mais que certo. Se eu tivesse uma rede de TV nacional, ia ficar louvando Minas também sabe? Elevando isso a proporções exageradas, seria como se Holliwood fizesse filmes com heróis britânicos, alemães, etc. Ou seja, a Globo (assim como holliwood) faz filmes de outra regioes, mas em menor quantidade.... |
|
|
| Sky6-BR |
| Eu acredito que cada pedaço de terra tem sua história. Agora só basta alguém mostrar a melhor face daquele pedaço. Não é tipo preconceito ou eskeçer o resto do Brasil, a Globo fez os seriados de uma maneira simples e acessível a nossa nação para que a maior quantidade de pessoas entendam e desfrutem das realizações da emissora. Não é só pq sou carioca etc e tal não TA's é porque se vc parar e pensar cada estado mostra o que tem de melhor em sua emissora local porém é como a Coca-Cola ganha quem for maior e quem tiver mais $$$ (queremos mais é detonar, aniquilar a concorrência só a Coca-Cola este fato saiu na TV ), porem se a Globo é do Rio pq ela iria se deslocar do rio para ir filmar p/ aumentar os gastos de sua produção se ela pode achar o que precisa nos cenários e a natureza do rio, tanto é que a + parte dos turistas veem pra cá, venha pro Rio vc também.:gsmile::toocool: |
|
|
| PlasticSoul |
Concordo com o Maaz, e pra resumir minha opiniaum:
>>> TV aberta sux all the way"!!!!! <<<
Com raras exceções: jornalismo, algum esporte....
:D |
|
|
| Maaz |
Pô véi, na TV aberta ainda passa uns programas massa tipo... er... aquilo que passa na Band de madrugada :toothless
| quote: | Originally posted by Sky6-BR
Eu acredito que cada pedaço de terra tem sua história. Agora só basta alguém mostrar a melhor face daquele pedaço. Não é tipo preconceito ou eskeçer o resto do Brasil, a Globo fez os seriados de uma maneira simples e acessível a nossa nação para que a maior quantidade de pessoas entendam e desfrutem das realizações da emissora. Não é só pq sou carioca etc e tal não TA's é porque se vc parar e pensar cada estado mostra o que tem de melhor em sua emissora local porém é como a Coca-Cola ganha quem for maior e quem tiver mais $$$ (queremos mais é detonar, aniquilar a concorrência só a Coca-Cola este fato saiu na TV ), porem se a Globo é do Rio pq ela iria se deslocar do rio para ir filmar p/ aumentar os gastos de sua produção se ela pode achar o que precisa nos cenários e a natureza do rio, tanto é que a + parte dos turistas veem pra cá, venha pro Rio vc também.:gsmile::toocool: |
hehe, véi, tá faltando alguns pontos finais aí (é sério, foi meio difícil de entender ;)). Mas voltando ao assunto.
A maioria dos turistas vai pro Rio porque se vende essa imagem de que "o Brasil é o Rio", com nego ainda pensando que a capital é aí. Por que? Por causa da Globo, que é a 4a maior emissora de TV do Brasil e o fato de ter sido a capital por um bom tempo. Eu não faço a mínima idéia de qual é o sotaque de alguém do Acre, não sei quais são os pontos turísticos de Vitória (ES), mas sei até os nomes dos bairros do Rio.
Entendo que, quanto mais simples, melhor. Mas mais simples seria se as pessoas se identificassem com a programação. Se o Rio ainda fosse a maior cidade do Brasil, até que ia, mas nem isso é. O que aconteceu foi uma "era de ouro" no Rio na época da Bossa Nova (e nos anos 70), quando a cidade era a não só a "capital administrativa" como a "capital cultural" (vale a pena lembrar que isso também é político, já que havia manifestações culturais importantes por todo o Brasil, sem desmerecer a do Rio).
E o exemplo do "Homem que Copiava" foi ótimo: um filme grande, de larga divulgação, e que se passa em Porto Alegre. Precisamos mais disso :) E Hilda Furacão era um seriado "histórico", não era? Eu queria que eles usassem as cidades de hoje em dia, como no "Homem que copiava"... eu não faço a mínima idéia de como é Belo Horizonte, por exemplo :) |
|
|
| Sky6-BR |
| Querem saber ??? A grande questão e fazer uma enorme passeata emfrente a Globo e protestar a respeito desse assunto pois, assim como vc's (apesar de estar no rio) tenho uma enorme vontade de que tudo que é lindo nesse Brasil seja mostrado na TV. Infelizmente não foi através da TV que conheçi o Estado em que eu morro mais sim o Rio que eles querem que eu veja. Viajei sozinho por dois longos anos e a cada final de semana acampava numa cidade diferente do Rio e descobri desde o lado mais belo da raça humana até os mais podres e isso vc's podem ter certeza que nem todos são bonzinhos!!! Espero que vc's possam desfruttar da liberdade desse mundão que os aguarda. Abraços:tongue3 |
|
|
| PlasticSoul |
Observando que TV aberta soh mostra desgraça....violência....tudo que naum presta...
todo dia a mesma coisa...noticiário soh ganha ibope com essas bagaça....
que tosco...melhor ouvir musga"?
:crazy: |
|
|
| Furel |
| Melhor coisa da TV é pegadinha do João Cléber... Eu vejo sempre que dá... Aquele sujeito que assusta os outros é engraçado demais... |
|
|
|
|