return to tranceaddict TranceAddict Forums Archive > Archives > Classic old threads / Inactive Forums > Retired Forums > Ibero-America > Portuguese

Pages: [1] 2 
ajudem por favor!!!vertentes do trance
View this Thread in Original format
Gandhi
a pouco tempo comecei a ouvir psy, estilo que passei a gostar muito(o melhor na minha "leiga" opiniao)...ja tinha tido contato com algumas vertentes de musica eletronica, tipo trance puro, house....enfim gostaria de saber mais sobre musica eletronica...o que e full on? o que e progressivo(existe mais de um tipo)? existe trance progressivo(qual a diferenca do puro) ?qual a diverenca ente psy e psy progressivo? gostaria tb de ter acesso a algum tipo de guia...se alguem souber de um (fora o Ishkur's Guide to Electronic Music).


obrigado
Gandhi
sou novo no forum tb... espero aprender muita coisa aqui...
ah eu tava esquecendo...apesar de ja ter uma nocao...o que e o
estilo dark?
MK2
o loko mais um campineiro no forum!!! hehehe :D

Fala Gandi, eu até sei mais ou menos a diferença entre os estilos que vc quer saber, mas nao manjo muito os termos "tecnicos" talvez o Lira é o mais indicado pra isso :p acho o iskhur o guia mais pratico que tem, apesar ser meio bagaceiro falou velho.....


:D
Gandhi
Não precisa usar termos tecnicos, afinal sou um leigo nesse assunto...a pouco tempo que passei a realmente ouvir psy...enfim so quero ter uma noção um pouco mais abrangente...qualquer coisa e bem vinda!

ps: não sou campineiro, na verdade sou de Belo Horizonte, to morando em Campinas agora. Faço facul aqui em Campinas. To curtindo muito a cidade...ainda mais em relacao as festinhas que rolam por aqui...no interior de SP...muito loko!
MK2
quote:
Originally posted by Gandhi
Não precisa usar termos tecnicos, afinal sou um leigo nesse assunto...a pouco tempo que passei a realmente ouvir psy...enfim so quero ter uma noção um pouco mais abrangente...qualquer coisa e bem vinda!

ps: não sou campineiro, na verdade sou de Belo Horizonte, to morando em Campinas agora. Faço facul aqui em Campinas. To curtindo muito a cidade...ainda mais em relacao as festinhas que rolam por aqui...no interior de SP...muito loko!

blz cara tem esse site que fala bem sobre a historia e a caracteristica do psy aqui
Lira
quote:
Originally posted by Gandhi
a pouco tempo comecei a ouvir psy, estilo que passei a gostar muito(o melhor na minha "leiga" opiniao)...ja tinha tido contato com algumas vertentes de musica eletronica, tipo trance puro, house....enfim gostaria de saber mais sobre musica eletronica...o que e full on? o que e progressivo(existe mais de um tipo)? existe trance progressivo(qual a diferenca do puro) ?qual a diverenca ente psy e psy progressivo? gostaria tb de ter acesso a algum tipo de guia...se alguem souber de um (fora o Ishkur's Guide to Electronic Music).


obrigado

Véi, tô com o tempo meio curto, mas vou tentar explicar as suas perguntas:

  • Full-on: É o psy mais cheio. Várias linhas de teclado, melodia mais complexa. "Astral Projection - Let there be light" foi a primeira música a me vir na cabeça, e é full-on, mas a música pode ser bem mais cheia do que isso.

  • Progressivo: Isso começou quando no meados da década passada resolveram juntar house e trance. O trance feito nos moldes de house era o trance progressivo. O house feito nos moldes de trance era o house progressivo. Naturalmente, com o tempo eles começaram a se aproximar bastante e a diferença entre trance progressivo e house progressivo é tão ignorada quanto a de "jungle e drum'n'bass" e a de "psy e goa", ainda que exista.

    Já o psy progressivo, bem, tinha um dinamarquês (cujo nome esqueci) que resolveu fazer o mesmo com trance psicodélico. Isso resultou numa música bem minimalista (o que as vertentes não-psicodélicas de música progressiva não deixam de ser). Com o tempo a música ficou mais pesada e surgiram músicas como as feitas pelo "GMS", por exemplo.

    Quanto ao trance puro, bem, ele meio que morreu quando o trance progressivo apareceu. Pensa na versão original de "Li Kwan - Point Zero", em "Marmion - Schönenberg" e até mesmo em "Allure - We ran at dawn" do DJ Tiësto. O trance surgiu como um techno feito com sintetizadores, ou seja, ele era repetitivo e frio. O único motivo pelo qual existe trance "uplifting" é a incorporação dos elementos de house, como a emoção.


Eu tou meio que trabalhando num guia, mas devido a fatores pessoais, ele tá demorando (bem) mais do que o esperado :/
zeeeeh
doido... minha opinião...
n adianta bulhunfas explicas essas coisas...
nesse tempo q to no forum... + de 6 meses... ja i trilhões de explicações de como eh cada estilo, tanto no forum, como por outros meios... mas nunca adianto nd...
o jeito eh pedir o nome de musicas de cada estilo, baixa-las e ouvi-las... com o tempo vc começa a distinguir cada estilo sem nem precisar se concentrar...
*Nati*
ah é verdade Zeeeeh...mas tbm qdo tu não é bem leigo no assunto e se interessa pela coisa axo q explicações ajudam bastante a diferenciar...lógico q vc tem q unir...ler essas explicações E ouvir sons de cada estilo, se não num adianta nada....assim fika bem mais facil :)

E Lira sempre mandando bem em suas explicações né? parabéns ;)
To esperando ateh hj esse tal guia ai hahaha desde q eu entrei aqui no TA tu ja falava disso :p hahaha flwww
BRAZUKA
quote:
Originally posted by Lira

Eu tou meio que trabalhando num guia, mas devido a fatores pessoais, ele tá demorando (bem) mais do que o esperado :/



hahaha vixi lira...realmente viu...decadas q vc vem falando nesse guia...to a espera hein...
Lucas Aly
quote:
Originally posted by Lira
Já o psy progressivo, bem, tinha um dinamarquês (cujo nome esqueci) que resolveu fazer o mesmo com trance psicodélico. Isso resultou numa música bem minimalista (o que as vertentes não-psicodélicas de música progressiva não deixam de ser). Com o tempo a música ficou mais pesada e surgiram músicas como as feitas pelo "GMS", por exemplo.


GMS, Progressivo? :eyes: :eek: :nervous: :eyespop:

Lucas Aly
Vá ao Psyshop ou ao Saikosounds [www.psyshop.com / www.saikosounds.com] e procure escutar os samples dos albums que estão sendo lançados, ou se você utiliza algum daqueles programas master traders de mp3, ouça as músicas desses artistas:

Protoculture [Full-on Morning]
Penta [Dark Full-on]
FREq [Progressive]
Son Kite [Progressive]
Haldolium [Progressive]
Shakta [Goa]
Astral Projection [Goa]
Abakus [Ambient]
Shpongle [Ambient]

Todos produtores de música psicodélica. Protoculture fazendo um som muito morning, bem praia mesmo, vão tocar no festival esse ano na Bahia novamente, som muito bom, bem gostoso de se ouvir e dançar.
O Penta, particularmente, é um dos meus artistas prediletos. Som noiante, pra se ouvir a noite e dançar ao lado de jason e freddy, bem tenso, som sério. Freq, Son kite e Haldolium são atualmente imho alguns dos artistas top desse estilo proggy trance com tendências de house. Shakta infelizmente não produz mais música, e soube que o ultimo Dj set que ele fez num festival da Suiça, tocou fullon chacota (pra desesperos dos freaks q esperavam um set noiante de goa), mesmo assim você ainda deve achar alguns sons dele em compilações antigas. O Astral Projection já é velho de guerra e não há que não os conheça. É uma viagem totalmente psicodélica. Essse é um som muito tripping. Abakus tem um projeto paralelo chamado Nada, os dois projetos fazendo música muuuuito foda e ele lançou um CD esse ano Much closer to the sun, algo assim, que é emocionante, me custou algumas lágrimas no ultimo festival q estive e tocaram essa música. Shpongle é Shpongle. Não há o que se discutir. Raja Ram + Simon Postford, impossível de sair coisa ruim. Raja tinha uma banda de rock psicodelico no fim dos anos 60 inicio dos 70 se não me engano e é um dos grandes ícones do trance psicodélico no mundo todo. Infelizmente hoje em dia faz um dj set bem ruim e produz juntamente com o GMS, no 1200mics, 1 album a cada semana (hahaha exagero), anyway, a qualidade do seu som decaiu muito. Mesmo assim, ele tem muito crédito. Simon post aka. Halucinogen, não precisa dizer mais nada. Outro projeto fudido de psytrance, se não o mais. Shpongle é um som extremamente psicodélico e muito viajante. Peço desculpas por não colocar muitos termos técnicos sobre os artistas e seus estilos, anyway, ouça-os e espero que isso possa ajudá-lo a diferenciar um pouco algumas das vertentes do trance psicodélico.

BooM! :D
Lira
quote:
Originally posted by Lucas Aly
GMS, Progressivo? :eyes: :eek: :nervous: :eyespop:

Não, eu disse que o trance psicodélico progressivo foi um fator que influenciou a vertente mais minimalista atual do trance.
CLICK TO RETURN TO TOP OF PAGE
Pages: [1] 2 
Privacy Statement